Perfil de pacientes ostomizados

Autores

  • Eniva Miladi Fernandes Stumm UNIJUÍ
  • Eliane Roberta Amaral de Oliveira UNIJUÍ
  • Rosane Maria Kirchner UNIPAMPA

Palavras-chave:

Ostomia, colostomia, perfil epidemiológico

Resumo

Objetivos: analisar o perfil de pacientes ostomizados assistidos por uma Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. Métodos: pesquisa exploratória retrospectiva, compreendendo todos os pacientes ostomizados procedentes da área de abrangência da Coordenadoria Regional da Macrorregião Missioneira, que abrange 20 municípios do Rio Grande do Sul, atendidos no período de 01 de janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2006. Os dados foram obtidos em fichas cadastrais e analisados através de estatística descritiva. Resultados: foram analisadas as fichas cadastrais de 88 pacientes atendidos consecutivamente no período de estudo. O perfil dos pesquisados mostrou a maioria idosos, mulheres, casados, aposentados, sendo 40,9% residentes no local da pesquisa, com ostomia permanente por câncer de cólon e/ou reto. Conclusões: os resultados do estudo podem contribuir para o melhor cuidado dos pacientes pelos profissionais da saúde, desencadear reflexões para uma assistência integral ao ostomizado e familiares e dirigir ações preventivas e de detecção precoce de patologias e agravos que tornem necessária uma ostomia. DESCRITORES: OSTOMIA; COLOSTOMIA; PERFIL DE SAÚDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eniva Miladi Fernandes Stumm, UNIJUÍ

Enfermeira. Mestre em Administração/Recursos Humanos. Professora do Departamento de Ciências da Saúde – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Eliane Roberta Amaral de Oliveira, UNIJUÍ

Enfermeira. Egressa do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIJUÍ.

Rosane Maria Kirchner, UNIPAMPA

Doutora em Engenharia Elétrica/Métodos de Apoio à Decisão. Professora de Estatística do Centro de Ciências Rurais de São Gabriel (CRSG) – Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Publicado

2008-04-10

Como Citar

Stumm, E. M. F., Oliveira, E. R. A. de, & Kirchner, R. M. (2008). Perfil de pacientes ostomizados. Scientia Medica, 18(1), 26–30. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/2552

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)