Efeitos do treino com jogos de videogame na cognição de idosos: revisão sistemática

Autores

  • Simone A. C. das Neves Assis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ângelo José Gonçalves Bós Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Instituto de Geriatria e Gerontologia , Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica .
  • Jociane de Carvalho Myskiw Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS. Centro de Memória , Instituto do Cérebro, PUCRS
  • Marcio Sarroglia Pinho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
  • Irenio Gomes da Silva Filho Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.
  • Carla Helena Augustin Schwanke Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.
  • Ivan Antonio Izquierdo Faculdade de Medicina da PUCRS e Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.3.21636

Palavras-chave:

idoso, jogos de vídeo, treino cognitivo, cognição, desempenho cognitivo.

Resumo

Objetivos: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o efeito do treino com jogos de videogame na cognição de idosos.

Métodos: Busca nas bases de dados LILACS, SciELO, PsycINFO e PubMed, idiomas Inglês e Português. Utilizaram-se os descritores treino com jogos de videogame / video game training, adicionando aos seguintes: cognição / cognition, efeito cognitivo / cognitive effects, desempenho cognitivo / cognitive performance, plasticidade cognitiva / cognitive plasticity, testes cognitivos / cognitive tests. Foram incluídos estudos de intervenção cognitiva, artigos originais e disponíveis na íntegra, população alvo idosos (60 anos ou mais), publicados entre 2005 e 2015. A revisão ocorreu entre janeiro e julho de 2015.

Resultados: Dos 70 artigos encontrados inicialmente, 21 estudos atenderam aos critérios de seleção. Sete estudos (33%) verificaram melhoras significativas em velocidade de processamento, atenção sustentada, alerta, memória de trabalho visoespacial, flexibilidade cognitiva, memória visual imediata e tardia e coordenação viso-motora-espacial. Em relação à metodologia de treino dos estudos, 11 (52%) foram com treino de curta duração (uma a seis semanas) e tempo total entre menor tempo 4,5 horas e maior tempo 23,5 horas; e 10 (47%) com treino de longa duração (sete a 12 semanas) e tempo total de treino entre 12 e 36 horas. Os treinos de curta duração foram mais eficazes.

Conclusões: A constatação do tempo total necessário de treino foi o achado principal desta revisão sistemática. Intervenção cognitiva com uso de jogos de vídeo game de curta duração, entre uma e seis semanas, e tempo total do programa de treino cognitivo entre 4,5 horas e 23,5 horas foi eficaz para idosos, sendo esta uma dose de tempo de intervenção cognitiva necessária e suficiente para a consolidação de sistemas e aquisição de um aprendizado no envelhecimento. Os efeitos cognitivos encontrados nos estudos sugerem que o cérebro idoso é capaz de adquirir, manter e enriquecer-se com novas aprendizagens.

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Biografia do Autor

Simone A. C. das Neves Assis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Instituto de Geriatria e Gerontologia PUCRS

Centro de Memória - Instituto de Pesquisas Biomédicas  PUCRS 

Ângelo José Gonçalves Bós, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Instituto de Geriatria e Gerontologia , Programa de Pós Graduação em Gerontologia Biomédica .

Médico Geriatra. Pós-Doutorado em Medicina com ênfase em Saúde Comunitária pela Tokai University, Japão e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.  

Jociane de Carvalho Myskiw, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS. Centro de Memória , Instituto do Cérebro, PUCRS

Bacharel em Educação Física. Pós-Doutorado (PNPD) pela PUCRS. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.  

Marcio Sarroglia Pinho, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Cientista da Computação. Phd em Ciências da Computação UFRGS. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.  

Irenio Gomes da Silva Filho, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.

Médico Neurologista. Pós-Doutorado Centre Hospitalier Universitaire de Bicêtre, CHUB, França. Coordenador e  Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Faculdade de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS. 

 

Carla Helena Augustin Schwanke, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.

Médica Geriatra. Phd em Gerontologia Biomédica PUCRS. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.  

Ivan Antonio Izquierdo, Faculdade de Medicina da PUCRS e Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.

7Médico.Professor Titular de Medicina, coordenador do Centro de Memória e coordenador de Altos Estudos do Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Faculdade de Medicina da PUCRS. Orientador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Porto Alegre, RS.  

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Publicado

2015-11-17

Como Citar

das Neves Assis, S. A. C., Bós, Ângelo J. G., Myskiw, J. de C., Pinho, M. S., da Silva Filho, I. G., Schwanke, C. H. A., & Izquierdo, I. A. (2015). Efeitos do treino com jogos de videogame na cognição de idosos: revisão sistemática. Scientia Medica, 25(3), ID21636. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.3.21636

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