Triagem para distúrbios visuais em escolares no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Autores

  • Tania Gisela Biberg-Salum Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Renata Palápoli Picoli Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Camila Bogoni Budib Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Camila Caldas de Souza Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Carlos Magno Guimarães Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Eduardo Silva Aguiar Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Livia Oliveira Cunha Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Marco Antônio Kawabata Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Matheus Ribeiro Comparin Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Wagner Luiz Engelman Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.4.21389

Palavras-chave:

saúde escolar, acuidade visual, transtornos da visão.

Resumo

Objetivos: Verificar a ocorrência de alterações visuais em escolares de uma instituição filantrópica do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Métodos: Foi realizado um estudo transversal com escolares de seis a 12 anos de idade, de ambos os sexos, que frequentavam uma instituição filantrópica no ano de 2012. Para a triagem visual foi utilizado o teste de Ishihara e a leitura da escala optométrica de Snellen. Posteriormente, os escolares com resultado alterado foram referenciados para avaliação com especialista em oftalmologia.  

Resultados: Foram incluídos no estudo 94 escolares, entre os quais 18 apresentaram alteração na triagem visual, sendo cinco com suspeita de discromatopsia e 13 com baixa acuidade visual segundo a Escala de Snellen. Onze escolares compareceram para consulta com especialista, sendo três por suspeita de discromatopsia e o oito por alteração da acuidade visual. Após a avaliação oftalmológica, verificou-se que, dos escolares com suspeita de discromatopsia, um apresentou dúvida quanto ao diagnóstico positivo. No tocante aos escolares triados por alteração da acuidade visual, dois apresentaram déficit visual.

Conclusões: Os resultados demonstraram que embora uma parcela importante de escolares apresentasse alteração visual na triagem, a alteração não foi confirmada na maioria das avaliações oftalmológicas. Estes achados salientam a importância da triagem para detectar alterações oculares, desde que seguida por avaliações oftalmológicas, para o correto diagnóstico e orientação. 

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Biografia do Autor

Tania Gisela Biberg-Salum, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Docente do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera Uniderp e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Médica Oftalmologista. Doutora em Ciências Médicas pela USP-RP. Mestre em Ciências édicas pela USP - RP. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior. MBA em Gestão de Cooperativas Médicas pela FGV

Renata Palápoli Picoli, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Docente do Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP. Fonoaudióloga. Doutora em Saúde Pública. Pesquisadora da FIOCRUZ - MS

Camila Bogoni Budib, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmica do Curso de Medicina

Camila Caldas de Souza, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmica do Curso de Medicina

Carlos Magno Guimarães, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmico do Curso de Medicina

Eduardo Silva Aguiar, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmico do Curso de Medicina

Livia Oliveira Cunha, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmica do Curso de Medicina

Marco Antônio Kawabata, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmico do Curso de Medicina

Matheus Ribeiro Comparin, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmico do Curso de Medicina

Wagner Luiz Engelman, Curso de Medicina da Universidade Anhanguera-UNIDERP

Acadêmico do Curso de Medicina

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

Biberg-Salum, T. G., Picoli, R. P., Budib, C. B., de Souza, C. C., Guimarães, C. M., Aguiar, E. S., Cunha, L. O., Kawabata, M. A., Comparin, M. R., & Engelman, W. L. (2016). Triagem para distúrbios visuais em escolares no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Scientia Medica, 25(4), ID21389. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2015.4.21389

Edição

Seção

Artigos Originais