Efeitos do treinamento concorrente e aconselhamento dietético na lipodistrofia e sua repercussão na adesão ao tratamento do HIV/aids: um relato de caso

Autores

  • Danielle Coutinho de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carla Glenda Souza da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Hunaway Albuquerque Galvão de Souza Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros
  • Jason Azevedo de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tatiane Andreza Lima da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elys Costa de Souza
  • Paulo Moreira Silva Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.1.15910

Palavras-chave:

TERAPIA ANTIRRETROVIRAL DE ALTA ATIVIDADE, DIETA, EXERCÍCIO, COMPOSIÇÃO CORPORAL, HIV.

Resumo

OBJETIVOS: Descrever as mudanças corporais relacionadas à lipodistrofia de um homem com HIV/aids, após um programa de treinamento concorrente e aconselhamento dietético, e suas repercussões na adesão ao tratamento. DESCRIÇÃO DO CASO: Indivíduo de sexo masculino, 48 anos, sedentário, diagnosticado 13 anos antes como HIV positivo. Foi realizada uma intervenção com o treinamento concorrente e aconselhamento dietético e avaliou-se a composição corporal e a resposta virológica e imunológica ao exercício, que apresentou resultados satisfatórios. CONCLUSÕES: O treinamento concorrente mostrou-se um método efetivo como terapia coadjuvante para o paciente em vigência de terapia antirretroviral de alta atividade, melhorando a lipodistrofia e a adesão ao tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Coutinho de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Ro Grande do Norte, especialista em Estratégia Saúde da Família pela Gama Filho e Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde pela UFRN.

Carla Glenda Souza da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES DS do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde pela UFRN, Mestre em Ciências da Saúde pela UFRN, Especialista em Gestão Descentralizada do SUS com ênfase em Aids, pela UFMA e PN-DST/HIV/AIDS-MS, Funcionária Pública do Município de Santa Cruz (RN); responsável técnica pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE) municipal para pessoas que vivem com HIV/Aids e outras DST; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes-HUOL UFRN; e, Supervisora no Projeto de Apoio à Reestruturação de Redes Regionalizadas de Atenção às DST/Aids e Hepatites Virais no SUS/RN pelo NESC/FUNPEC-UFRN.

Hunaway Albuquerque Galvão de Souza, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialista em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Substituta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jason Azevedo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Especialista em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Tatiane Andreza Lima da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista da CAPES.

Elys Costa de Souza

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Gama Filho. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista da CAPES.

Paulo Moreira Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências da Saúde, Mestre em Ciências da Motricidade Humana, Especialista em Treinamento Esportivo e Atividade Física na Promoção da Saúde, Graduação em Educação Física. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Departamento de Educação Física, do strictu senso (Programa de Pós-Graduação e Ciências da Saúde - PPGCSa) e do strictu senso (Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF). Professor convidado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/PT.

Downloads

Publicado

2014-05-10

Como Citar

Medeiros, D. C. de, Silva, C. G. S. da, Souza, H. A. G. de, Medeiros, R. C. da S. C. de, Medeiros, J. A. de, Silva, T. A. L. da, Souza, E. C. de, & Dantas, P. M. S. (2014). Efeitos do treinamento concorrente e aconselhamento dietético na lipodistrofia e sua repercussão na adesão ao tratamento do HIV/aids: um relato de caso. Scientia Medica, 24(1), 93–96. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.1.15910

Edição

Seção

Relatos de Casos