Uso do escarro induzido na avaliação da inflamação de vias aéreas em pacientes com asma

Autores

  • Anna C. Drews
  • Daniele C. Escouto
  • Renato T. Stein

Resumo


Objetivos: Descrever a utilidade e a segurança do escarro induzido, discutindo as vantagens e a importância desta técnica na pesquisa clínica em asma. Fonte de dados: Banco de dados Pubmed (1985 a 2005).
Síntese dos dados: A identificação do padrão inflamatório da mucosa brônquica por meio do escarro induzido tem ajudado desde a última década no diagnóstico e no melhor entendimento da asma. É um método não invasivo, acurado e seguro, inclusive em crianças. O sucesso do exame depende do treinamento da equipe e de adequada validação do método. A monitoração da concentração de eosinófilos no escarro ajuda a predizer resposta à corticoterapia e auxilia na retirada do mesmo, além de contribuir no diagnóstico de asma ocupacional. Fenótipos de asma não eosinofílica podem ser também identificados. Estudos epidemiológicos que utilizem a indução de escarro podem no futuro encontrar relações entre fatores de risco distintos e características inflamatórias.
Conclusões: O escarro induzido viabiliza a análise das características inflamatórias da via aérea inferior de forma não invasiva, sendo utilizado amplamente desde a última década. Mostrou-se um método seguro, acurado e viável, mesmo na população pediátrica. Estudos que associem dados epidemiológicos de asma com as manifestações inflamatórias da mucosa brônquica podem resultar num melhor entendimento da doença.
DESCRITORES: ESCARRO; INFLAMAÇÃO; ASMA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna C. Drews

Pediatra, especialização em Pneumologia Pediátrica pelo Hospital São Lucas da PUCRS. Mestranda em Pediatria e Ciências da Saúde, Hospital São Lucas da PUCRS.

Daniele C. Escouto

Acadêmica da Faculdade de Medicina da PUCRS. Bolsista do CNPq.

Renato T. Stein

Pneumologista Pediátrico. Doutor em Pediatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Chefe do Departamento de Pneumologia Pediátrica do Hospital São Lucas da PUCRS. Professor da Faculdade de Medicina da PUCRS

Como Citar

Drews, A. C., Escouto, D. C., & Stein, R. T. (2007). Uso do escarro induzido na avaliação da inflamação de vias aéreas em pacientes com asma. Scientia Medica, 16(3), 126–132. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1914

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)