Educação em asma: principais técnicas adotadas em programas de intervenção

Autores

  • Simone Falcão Cidade Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Cristian Roncada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Daniela Duarte Costa PUCRS
  • Paulo Márcio Pitrez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.3.18137

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTUDOS DE INTERVENÇÃO, ASMA, CRIANÇA, ADOLESCENTE.

Resumo

OBJETIVOS: Tendo em vista que a educação em asma é importante para aumentar a adesão ao tratamento, e assim, o controle da doença, o objetivo desta revisão foi identificar os principais estudos sobre intervenção de educação em asma. MÉTODOS: Foi realizada uma revisão da literatura para identificar os principais estudos que aplicaram medidas pré e pós-intervenção de educação em asma. Aplicou-se a lógica de pesquisa nas bases de dados PubMed, Lilacs, Scopus, ScienceDirect e Cochrane. Os artigos foram incluídos mediante descrição completa da aplicabilidade das medidas, suas respostas e as conclusões para o desfecho em programas de educação em asma para crianças e adolescentes. RESULTADOS: Doze pesquisas foram incluídas na revisão. Das intervenções encontradas, quatro foram consideradas as mais aconselháveis por apresentarem resultados satisfatórios em relação à melhor compreensão dos diversos aspectos da asma. CONCLUSÕES: A educação em asma é fundamental tanto para a adesão do cuidado domiciliar quanto para o autocontrole eficaz da doença. Por essa razão recomenda-se fortemente que, para que sejam alcançados os objetivos de autocontrole da doença e melhor qualidade de vida possível, o processo educativo deva ser individualizado, contínuo, progressivo, dinâmico e sequencial. O programa de controle da asma precisa ser não apenas pontualmente efetivo, mas também regular, para ter maior impacto nos indicadores de saúde e qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Simone Falcão Cidade, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestranda em Ciências da Saúde da PUCRS

Cristian Roncada, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Saúde da Criança pela PUCRS

Daniela Duarte Costa, PUCRS

Graduanda em Enfermagem. PUCRS, Porto Alegre, RS.

Paulo Márcio Pitrez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Diretor do Instituto de Pesquisas Biomédicas da PUCRS

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Publicado

2014-08-29

Como Citar

Cidade, S. F., Roncada, C., Costa, D. D., & Pitrez, P. M. (2014). Educação em asma: principais técnicas adotadas em programas de intervenção. Scientia Medica, 24(3), 297–306. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.3.18137

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