Determinação da pressão arterial em recém-nascidos

Autores

  • Manoel Antonio da Silva Ribeiro PUCRS
  • Pedro Celiny Ramos Garcia PUCRS
  • Renato Machado Fiori PUCRS

Palavras-chave:

Hipotensão, Hipertensão, recém nascido de baixo peso, recém-nascido prematuro.

Resumo

Objetivo: descrever as recomendações para a determinação da pressão arterial em recém-nascidos, os métodos e instrumentos utilizados. Fonte de dados: revisão de artigos médicos sobre pressão arterial em recém-nascidos publicados nos últimos vinte anos (base de dados: MEDLINE, PubMed) e artigos originais sobre o método do “flush”. Síntese de dados: vários fatores dificultam as medidas e interpretação da pressão arterial em neonatos, como tamanho variável do braço, dificuldade de obtenção em recém-nascidos chorosos e variação na pressão arterial quanto à idade gestacional e peso. A medida da pressão arterial deve ser realizada preferencialmente no braço direito, com a largura do manguito correspondendo a 40% da circunferência do braço e que envolva 80% a 100% da respectiva extremidade. Atualmente, os métodos de monitorização não-invasiva da pressão arterial estão bem difundidos, especialmente o uso da oscilometria automática. Além disso, o antigo método do “flush” e a técnica da oximetria de pulso têm sido citados na literatura. Como limitação mais importante encontra-se a ausência de validação dos equipamentos em neonatologia, especialmente dos monitores oscilométricos. Conclusões: dois elementos importantes para obtenção de pressões arteriais exatas são um bebê calmo e um manguito de tamanho adequado. Todos os métodos descritos são adequados para a mensuração da pressão arterial em recém-nascidos. DESCRITORES: DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL/ métodos; DETERMINAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL/ instrumentos; HIPOTENSÃO; HIPERTENSÃO; RECÉM-NASCIDO; PREMATURO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Antonio da Silva Ribeiro, PUCRS

Neonatologista do Hospital São Lucas da PUCRS. Mestrando do Curso de Pós-graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pedro Celiny Ramos Garcia, PUCRS

Professor Adjunto Doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da PUCRS. Regente da Disciplina de Disfunção Orgânica na Criança do Curso de Pós-graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Chefe do Serviço de Pediatria Intensiva do Hospital São Lucas da PUCRS.

Renato Machado Fiori, PUCRS

Professor Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da PUCRS. Chefe do Serviço de Neonatologia o Hospital São Lucas da PUCRS. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Chefe do Serviço de Pediatria Intensiva do Hospital São Lucas da PUCRS.

Publicado

2007-10-01

Como Citar

Ribeiro, M. A. da S., Garcia, P. C. R., & Fiori, R. M. (2007). Determinação da pressão arterial em recém-nascidos. Scientia Medica, 17(3), 168–170. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1665

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>