Satisfação com a imagem corporal e uso de suplementos por frequentadores de academias de ginástica

Autores

  • Lidiane Duarte
  • Saulo Almas
  • Daiane Oliveira
  • Sheila Cristina Dutra
  • Renata Oliveira
  • Renato Nunes
  • Aline Silva de Aguiar Nemer Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16215

Palavras-chave:

IMAGEM CORPORAL, EXERCÍCIO, SUPLEMENTOS DIETÉTICOS

Resumo

OBJETIVOS: Verificar o nível de satisfação com a imagem corporal por frequentadores de academias de ginástica e a sua relação com o consumo de suplementos. MÉTODOS: Realizou-se estudo transversal com frequentadores de academias (praticantes de musculação), com no mínimo seis meses de prática, de ambos os sexos e com idade entre 20 e 40 anos. Os instrumentos utilizados foram: Silhouette Matching Task para a avaliação da percepção da imagem corporal e um questionário semiestruturado para identificar o consumo de suplementos alimentares. RESULTADOS: Participaram do estudo 45 voluntários, 28 homens e 17 mulheres, com idade média de 27,93±6,27 anos. Trinta e dois participantes (71,1%) mostravam insatisfação com a imagem corporal, sendo 19 (67,9%) entre os homens e 13 (76,5%) entre as mulheres. Observou-se que as pessoas que consumiam suplementos apresentaram maior satisfação com a imagem corporal do que aquelas que não utilizavam esses produtos. A satisfação com a imagem corporal foi semelhante em pessoas com diferentes tempos de prática de musculação. CONCLUSÕES: Mesmo inseridos em um ambiente fundamentado para a conquista estética e de qualidade de vida, a maioria dos frequentadores de academias encontram-se insatisfeitos com sua imagem corporal. Aqueles que fazem uso de suplementos alimentares possuem menor diferença entre a percepção da imagem atual e a desejada, apresentando maior satisfação com sua imagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva de Aguiar Nemer, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Patologia pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Nutrição do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora. É membro do corpo docente efetivo do curso de Mestrado em Saúde e Nutrição da Escola de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (ENUT/UFOP). Atua principalmente na área de ensino e pesquisa nos seguintes temas: desnutrição, comportamento alimentar, avaliação nutricional, dependência química, modelo experimental de alcoolismo, adipocinas e nutrição clínica.

Downloads

Publicado

2014-05-17

Como Citar

Duarte, L., Almas, S., Oliveira, D., Dutra, S. C., Oliveira, R., Nunes, R., & Nemer, A. S. de A. (2014). Satisfação com a imagem corporal e uso de suplementos por frequentadores de academias de ginástica. Scientia Medica, 24(2), 137–141. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.2.16215

Edição

Seção

Artigos Originais