Limiares audiométricos de altas freqüências em pacientes com diabetes mellitus insulino-dependente

Autores

  • Humberto Gonçalves Reis
  • Balduíno Tschiedel
  • Joaquín Poch Broto

Resumo


Objetivos: Descrever o padrão dos limiares audiométricos apresentados pelos pacientes diabéticos; determinar a relação entre os limiares audiométricos e o tempo de evolução da patologia; determinar a relação entre os limiares audiométricos e o nível de controle insulínico praticado pelo paciente.
Material e método: 29 pacientes com diabetes mellitus insulino-dependente foram comparados com 32 pessoas do grupo controle. Os pacientes foram separados segundo o tempo de evolução da patologia e também segundo o nível de controle insulínico. Utilizou- se o audiômetro AC40, com verificação das freqüências convencionais de 250 Hz a 8.000 Hz e, em modo de altas freqüências, de 9.000 Hz a 16.000 Hz.
Resultados e conclusões: Os limiares audiométricos obtidos pelos pacientes com diabetes não apresentaram diferença de significado estatístico quando os comparamos com o grupo controle para nenhuma das freqüências avaliadas. O tempo de evolução da patologia e o nível de controle praticado pelo paciente não exerceram influência sobre os resultados obtidos.
UNITERMOS: PERDA AUDITIVA; AUDIOMETRIA; DIABETES MELLITUS TIPO 1; AUDIÇÃO; LIMIAR AUDITIVO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-12-13

Como Citar

Reis, H. G., Tschiedel, B., & Broto, J. P. (2006). Limiares audiométricos de altas freqüências em pacientes com diabetes mellitus insulino-dependente. Scientia Medica, 16(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1607

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)