O efeito do uso de mochila na cinemática da marcha de crianças

Autores

  • Felipe Flores

Palavras-chave:

MARCHA, BIOMECÂNICA, CRIANÇA, GAIT, BIOMECHANICS, CHILD, WEIGHTBEARING.

Resumo


Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar diferenças cinemáticas na marcha de crianças com e sem o uso de mochila.
Materiais e métodos: Foi analisada a marcha de 4 crianças, todas com 9 anos de idade, com e sem o uso de mochila, utilizando-se de equipamentos de análise biomecânica. O percentual de carga da mochila utilizada pelos sujeitos do estudo foi controlado e foram analisados os parâmetros de tempo dos passos, a velocidade da marcha e a variação angular do joelho.
Resultados: Os resultados mostraram não haver diferenças estatisticamente significativas do uso de mochila nos parâmetros de marcha avaliados da população desse estudo.
Conclusão: Pode-se concluir que os resultados do presente estudo sugerem que a recomendação de que a massa das mochilas não ultrapasse o valor de 10% da massa corporal para crianças estudantes do ensino fundamental, parece confirmar-se como verdadeiro, pois não acarretou, de maneira geral, alterações significativas nos padrões cinemáticos testados neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-12-13

Como Citar

Flores, F. (2006). O efeito do uso de mochila na cinemática da marcha de crianças. Scientia Medica, 16(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1605

Edição

Seção

Artigos Originais