Ventilação não-invasiva com pressão positiva (VNIPP) e insuficiência respiratória aguda no pós-operatório de escoliose idiopática: relato de caso

Autores

  • Camile Bonato
  • Gabriel Ribeiro do Amaral
  • Cíntia Johnston
  • Paulo Einloft

Resumo


Objetivo: Relatar o caso de um paciente masculino de 16 anos, no pós-operatório de artrodese de coluna torácica, que foi submetido ao uso da ventilação não invasiva por pressão positiva (VNIPP) como auxiliar no tratamento da insuficiência respiratória aguda (IRA).
Método: Este é o relato de caso retrospectivo de um paciente do sexo masculino de 16 anos, que internou em abril de 2005 na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital São Lucas (HSL) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). As variáveis foram coletadas do prontuário do paciente, a evolução do caso foi analisada com base no acompanhamento dos exames radiológicos de tórax e dos sinais clínicos (gasometria arterial e sinais vitais).
Resultados: Com este estudo de caso observou-se que a VNIPP melhorou a hipoxemia, reduziu o esforço ventilatório, auxiliou na melhora radiológica e gasométrica de um paciente de 16 anos, do sexo masculino, no pós-operatório de artrodese de coluna.
Conclusão: Observou-se que a utilização da VNIPP para o tratamento da IRA no pós-operatório de artrodese de coluna auxiliou para o manejo pré e pós desmame da ventilação mecânica invasiva (VMI).
UNITERMOS: RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL; VENTILAÇÃO COM PRESSÃO POSITIVA INTERMITENTE; ESCOLIOSE; INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA; PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Bonato, C., Amaral, G. R. do, Johnston, C., & Einloft, P. (2006). Ventilação não-invasiva com pressão positiva (VNIPP) e insuficiência respiratória aguda no pós-operatório de escoliose idiopática: relato de caso. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1574

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)