Desenvolvimento da técnica de Moiré de sombra como alternativa de baixo custo para análise postural

Autores

  • Hellen Hertz
  • Thais Russomano
  • Flávia Porto
  • Arno Steiger
  • Dario F. G. de Azevedo
  • Jonas Gurgel

Resumo


Objetivo: Este estudo objetiva desenvolver uma técnica alternativa, fidedigna e de custo reduzido ao raio X, para avaliar a postura humana e problemas posturais.
Materiais e métodos: O método é baseado em um tipo de técnica de Moiré que usa sombra para definir diferentes padrões de imagens. Foram construídos, testados e comparados três protótipos para padronizar as variáveis importantes inerentes a esta técnica.
Resultados: Testes preliminares realizados com os protótipos 1 e 2 demonstraram suas limitações e conduziram ao desenvolvimento do protótipo final, que possibilitou visualizar a região torácica dorsal do indivíduo com melhor qualidade. A precisão desse terceiro protótipo, realizada através dos cálculos de calibração, apresentou um desvio padrão de 0,051, indicando uma baixa variação entre as franjas.
Conclusão: Acredita-se que este estudo motivará o uso desta técnica como alternativa de baixo custo para uso em diferentes avaliações relacionadas à postura humana e doenças associadas.
UNITERMOS: TOPOGRAFIA DE MOIRÉ; POSTURA; REDUÇÃO DE CUSTOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Hertz, H., Russomano, T., Porto, F., Steiger, A., Azevedo, D. F. G. de, & Gurgel, J. (2006). Desenvolvimento da técnica de Moiré de sombra como alternativa de baixo custo para análise postural. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1573

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)