A satisfação dos usuários do Programa de Saúde da Família: avaliando o cuidado em saúde

Autores

  • Rosângela Minardi Mitre Cotta
  • Emanuele Souza Marques
  • Társis de Mattos Maia
  • Catarina Machado Azeredo
  • Márcia Schott
  • Sylvia do Carmo C. Franceschini
  • Silvia Eloísa Priore

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo avaliar a satisfação dos usuários referente ao cuidado em saúde prestado pela equipe multiprofissional do Programa de Saúde da Família (PSF) de Teixeiras – MG.
Material e métodos: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta dos dados se deu através de um questionário semi-estruturado.
Resultados: As variáveis relativas à educação, gentileza, boa vontade, capacidade de escuta e capacidade de entender os motivos do paciente apresentaram um percentual acima de 75% podendo ter influenciado positivamente na percepção de resolutividade do serviço. Ao comparar os serviços de saúde após a implantação do PSF, 82,5% dos usuários relataram que houve melhoria.
Conclusão: Observou-se um elevado grau de satisfação de usuários do PSF, mostrando que a experiência, no município em estudo, pode ser considerada exitosa.
UNITERMOS: PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA; SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES; PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Cotta, R. M. M., Marques, E. S., Maia, T. de M., Azeredo, C. M., Schott, M., Franceschini, S. do C. C., & Priore, S. E. (2006). A satisfação dos usuários do Programa de Saúde da Família: avaliando o cuidado em saúde. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1572

Edição

Seção

Artigos Originais