Fisiopatologia e aspectos inflamatórios da aterosclerose

Autores

  • Maria G. V. Gottlieb
  • Gislaine Bonardi
  • Emílo H. Moriguchi

Resumo


Objetivo: Apresentar e avaliar o que tem se descoberto recentemente sobre a fisiopatologia, epidemiologia e aspectos inflamatórios envolvidos na aterosclerose dentro de uma perspectiva multidisciplinar.
Fonte de dados: Foram realizadas compilações bibliográficas sobre artigos científicos originais e de revisão em revistas indexadas no MEDLINE no período de 1970 ao atual que envolvesse assuntos relacionados à aterosclerose.
Síntese de dados: A revisão sugere que a aterosclerose é uma doença multifatorial com forte componente genético, ambiental e de resposta inflamatória, associada ao envelhecimento. No entanto, ainda a sua etiologia não está completamente esclarecida.
Conclusão: O entendimento da biologia básica da inflamação na aterosclerose proporcionaria um melhor suporte clínico que poderia alterar o caminho da prática da medicina preventiva e propiciar benefícios para a saúde pública.
UNITERMOS: ARTERIOSCLEROSE/fisiopatologia; ARTERIOSCLEROSE/ epidemiologia; INFLAMAÇÃO; ENVELHECIMENTO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Gottlieb, M. G. V., Bonardi, G., & Moriguchi, E. H. (2006). Fisiopatologia e aspectos inflamatórios da aterosclerose. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1568

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)