Diálise peritoneal: educação do paciente baseada na teoria do autocuidado

Autores

  • Ana E. Figueiredo
  • Leonardo V. Kroth
  • Maria Helena I. Lopes

Resumo


Objetivos: A diálise peritoneal é um dos tratamentos para o paciente com insuficiência renal crônica, em que a participação do paciente e família é fundamental para o seu sucesso. Habilitar o paciente para o autocuidado é função da equipe de enfermagem, que realiza a instrução e treinamento. O modelo de enfermagem que melhor se adapta para a educação destes pacientes é baseado na teoria do auto cuidado de Orem. Esta revisão tem objetivo de descrever o modelo de educação empregado na Unidade de Diálise do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS) e revisar a metodologia de ensino para o paciente urêmico crônico.
Fonte de dados: Experiência do programa educacional de diálise peritoneal do HSL-PUCRS.
Síntese de dados: O modelo do autocuidado de Orem é utilizado desde 1986, visando a máxima independência e segurança do paciente. A enfermeira de diálise peritoneal avalia a motivação, habilidades manual e cognição. A seguir, realiza treinamento teórico/ prático, que é individualizado para as características de cada paciente.
Conclusões: a técnica de autocuidado pode ser empregada para educação dos pacientes renais crônicos de maneira eficaz e segura, proporcionando melhor qualidade de vida e independência.
UNITERMOS: EDUCAÇÃO DO PACIENTE; DIÁLISE PERITONEAL; INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA; CUIDADOS DOMICILIARES DE SAÚDE; UREMIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Figueiredo, A. E., Kroth, L. V., & Lopes, M. H. I. (2006). Diálise peritoneal: educação do paciente baseada na teoria do autocuidado. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1567

Edição

Seção

Artigos de Revisão