Características gerais da ação, do tratamento e da resistência fúngica ao fluconazol

Autores

  • Inaldo Domingos dos Santos Jr.
  • Izamara Araújo Morais Souza
  • Renata Gomes Borges
  • Luciana B. S. de Souza
  • Wilma J. de Santana
  • Henrique Douglas M. Coutinho

Resumo


Objetivos: O objetivo deste trabalho foi destacar o modo e espectro de ação, as características do tratamento e os mecanismos pelos quais os fungos podem apresentar resistência ao fluconazol, de modo a fornecer aos profissionais de saúde um material útil para a prevenção da disseminação desta resistência.
Método: Foi realizada uma revisão na literatura especializada dos bancos de dados internacionais SCIELO, LILACS e HIGHWIRE.
Resultados: O fluconazol é um composto bitriazólico sintético, usado em larga escala de forma isolada ou em combinação com outras drogas no tratamento de doenças causadas por fungos. Tem amplo espectro de ação, incluindo espécies de Candida, Cryptococcus, Histoplasma e Paracoccidioides.
Conclusões: O uso indiscriminado desta droga, principalmente em pacientes imunocomprometidos, vem apresentando sinais negativos no tratamento das doenças fúngicas, pois vem cada vez mais selecionando cepas resistentes que torna-se mais difícil o combate destas novas gerações de fungos, necessitando no futuro de um antifúngico mais potente.
UNITERMOS: FLUCONAZOL; RESISTÊNCIA FÚNGICA A DROGAS; ANTIMICÓTICOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Santos Jr., I. D. dos, Souza, I. A. M., Borges, R. G., Souza, L. B. S. de, Santana, W. J. de, & Coutinho, H. D. M. (2006). Características gerais da ação, do tratamento e da resistência fúngica ao fluconazol. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1566

Edição

Seção

Artigos de Revisão