Levantamento dos métodos de análise de hemoglobina glicada utilizados em laboratórios da Serra Gaúcha

Autores

  • Daniel Panarotto
  • Angela M. M. Toss
  • Alisson R. Teles

Resumo


Objetivos: Determinar quais são os métodos analíticos de A1C usados nos laboratórios de análises clínicas da Serra Gaúcha e quais são certificados pelo National Glycohemoglobin Standardization Program (NGSP).
Métodos: Foram coletados dados referentes ao método de dosagem de A1C e à marca do kit usado, bem com se o teste era realizado no próprio laboratório ou em laboratórios terceirizados. Os procedimentos foram classificados segundo a certificação ou não pelo NGSP.
Resultados: Em uma amostra de 15 laboratórios, 73,3% realizavam os testes em suas dependências e 26,7% enviavam suas amostras para laboratórios terceirizados. Somente 46,6% dos laboratórios utilizavam métodos certificados pelo NGSP.
Conclusões: A maioria dos laboratórios não utiliza métodos certificados pela NGSP. Nesses casos, os resultados não podem ser diretamente relacionados com os do estudo Diabetes Control and Complications Trial (DCCT).
UNITERMOS: HEMOGLOBINA A GLICOSILADA/análise; TÉCNICAS DE LABORATÓRIO CLÍNICO/métodos; DIABETES MELLITUS, TIPO II/prevenção e controle; GLICEMIA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Panarotto, D., Toss, A. M. M., & Teles, A. R. (2006). Levantamento dos métodos de análise de hemoglobina glicada utilizados em laboratórios da Serra Gaúcha. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1559

Edição

Seção

Artigos Originais