Raquitismo carencial – relato de caso

Autores

  • Juliana Antola Porto
  • Cláudia Piccoli
  • Margareth Salerno
  • Iara Thereza Henrique

Resumo


Introdução: O raquitismo é uma doença do tecido ósseo em formação, onde há falha na calcificação e conseguinte acúmulo de tecido osteóide. O raquitismo carencial é decorrente da deficiência dos precursores da vitamina D, sendo a causa de raquitismo mais facilmente evitável e tratável.
Objetivo: Relatar um caso, revisar a etiopatogenia e o tratamento do raquitismo carencial.
Relato de caso: Paciente masculino com 2 anos de idade, previamente hígido, consulta com dificuldade de deambular progressiva, até incapacidade total da marcha. A criança tinha exposição aos raios solares regularmente, recebeu aleitamento materno até os 8 meses, mas não fez uso de vitamina D profilática. Ao exame havia deformidade óssea evidente em membros superiores e inferiores, principalmente com alargamento das metáfises distais e encurvamento das epífises dos ossos longos. A investigação laboratorial e de imagem confirmaram raquitismo carencial.
Discussão: Há uma grande variedade nas possíveis etiologias do raquitismo, sendo doenças renais, hepáticas, distúrbios primários ou deficiências no metabolismo do cálcio e fósforo algumas delas. A maioria dessas patologias exige um longo período de investigação e tratamento. O raquitismo carencial, entretanto, é uma condição de relativa facilidade para diagnóstico, manejo, e profilaxia, derivando daí, a importância do artigo.
UNITERMOS: RAQUITISMO; DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D; SUPLEMENTOS DIETÉTICOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Porto, J. A., Piccoli, C., Salerno, M., & Henrique, I. T. (2006). Raquitismo carencial – relato de caso. Scientia Medica, 15(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1554

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)