O efeito da escopolamina na performance mental durante simulação de microgravidade

Autores

  • Thais Russomano
  • Marlise A. dos Santos
  • Liamara Andrade
  • Mônica C. Alles
  • Leonardo K. Martinelli
  • Paula F. Triches
  • Dario F. G. de Azevedo

Resumo


Objetivos: A otimização da performance mental e a minimização dos erros podem salvar vidas e reduzir custos de missões aeroespaciais. Usando o teste de performance mental computadorizado Manikin Test, pôde-se avaliar aspectos importantes da performance cognitiva sob a influência da escopolamina, medicamento largamente utilizado para prevenir ou minimizar os efeitos da Doença da Locomoção Espacial, durante uma simulação de microgravidade.
Metodologia: Para simular os efeitos fisiológicos da microgravidade na Terra, utilizou-se a inversão postural parcial, onde o indivíduo é deitado sobre um leito e a parte superior do seu corpo fica abaixo da parte inferior (6º negativos ou – 6º HDT, head-down tilt). Realizou-se um estudo duplo-cego, randomizado, cruzado, no qual foi avaliada a performance mental de 15 voluntários durante simulação de microgravidade com e sem o uso de escopolamina 0,45 mg.
Resultados: Constatou-se que, apesar da ocorrência de efeitos adversos inerentes à escopolamina, não houve diminuição da performance mental dos voluntários.
Conclusão: Mais estudos são necessários para elucidar os reais efeitos da escopolamina sobre a performance mental durante a simulação de microgravidade. Assim, será possível a criação de medidas medicamentosas efetivas na prevenção e/ou na minimização dos sintomas provocados pela Doença da Locomoção Espacial.
UNITERMOS: PERFORMANCE MENTAL, ESCOPOLAMINA, MICROGRAVIDADE, 6º DE INVERSÃO POSTURAL NEGATIVA, DOENÇA DA LOCOMOÇÃO ESPACIAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Russomano, T., Santos, M. A. dos, Andrade, L., Alles, M. C., Martinelli, L. K., Triches, P. F., & Azevedo, D. F. G. de. (2006). O efeito da escopolamina na performance mental durante simulação de microgravidade. Scientia Medica, 15(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1551

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)