Importância do diagnóstico de cistite intersticial na dor pélvica crônica

Autores

  • Michael G. Zimmer
  • Everton Z. Carvalho
  • José A. P. Noronha
  • Edson V. Cunha Filho
  • Christina P. Oppermann
  • Thais G. dos Santos

Resumo


Objetivo: Esta revisão destaca a importância da inclusão da cistite intersticial na lista de possíveis doenças que estejam envolvidas na gênese da dor pélvica crônica, além de sua adequada investigação diagnóstica e tratamento.
Fonte de dados: Revisão bibliográfica não sistemática sobre o tema abordado, utilizando-se a base de dados do Medline.
Síntese dos dados: Na paciente com dor pélvica crônica deve-se suspeitar de cistite intersticial quando, associado à dor, existir a queixa de urgência, freqüência miccional aumentada. A investigação deve ser feita com cistoscopia, teste do potássio e avaliação urodinâmica.
Conclusão: A cistite intersticial é um distúrbio crônico do trato urinário inferior. Não há medicação curativa para essa patologia, porém um tratamento de alívio dos sintomas pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida.
UNITERMOS: CISTITE INTERSTICIAL/diagnóstico; CISTITE INTERSTICIAL/terapia; DOR PÉLVICA/etiologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Zimmer, M. G., Carvalho, E. Z., Noronha, J. A. P., Cunha Filho, E. V., Oppermann, C. P., & Santos, T. G. dos. (2006). Importância do diagnóstico de cistite intersticial na dor pélvica crônica. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1548

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)