Intervenções frente ao nascimento prematuro: uma revisão teórica

Autores

  • Evanisa H. M. de Brum
  • Lígia Schermann

Resumo


Objetivo: O presente artigo procura tecer considerações sobre intervenções com recém-nascidos prematuros internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, que vêm sendo consideradas positivas no campo da Saúde Coletiva.
Método: Revisão bibliográfica junto a Psychlit e consulta a livros textos.
Resultados e conclusões: Na saúde coletiva, a atenção aos cuidados da criança sofreu uma evolução histórica. Atualmente, observa-se uma preocupação não só em relação à criança, mas também em relação aos bebês que necessitam tratamento intensivo neonatal. Este interesse engloba tanto cuidados tecnológicos quanto o bem-estar psicobiológico e social do bebê. As intervenções com recém-nascidos prematuros internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal vêm sendo consideradas positivas no campo da Saúde Coletiva, tais como os procedimentos técnicos dos profissionais que atendem os prematuros, escalas utilizadas, o modelo Touchpoints, apoio e informação aos pais.
UNITERMOS: SAÚDE PÚBLICA; PREMATURO; UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL; CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Brum, E. H. M. de, & Schermann, L. (2006). Intervenções frente ao nascimento prematuro: uma revisão teórica. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1545

Edição

Seção

Artigos de Revisão