Um caso de gestação na adolescência: algumas considerações práticas e bioéticas

Autores

  • Marcelino E. H. Poli
  • Julia Machado

Resumo


Objetivos: Conhecer a gravidez na adolescência, algumas de suas características, fatores etiológicos, mecanismos especiais. Expor alguns aspectos próprios, de natureza ética e legal que podem provocar polêmica mas que são importantes no manejo médico dessa situação.
Apresentação: Apresenta-se um caso de uma menina de 15 anos que engravidou pela primeira vez aos 13 anos e que deseja ardentemente nova gravidez, pois seu filho lhe foi retirado, por ordem judicial, e entregue para adoção. Afloram assim, os problemas legal e ético inerentes.
Comentários: O caso revela uma seqüência de erros de conduta que devem ser reconhecidos para serem evitados A gravidez na adolescência é uma condição complicada que envolve múltiplos aspectos de relevo: biológicos, psicológicos, sociais, legais, bioéticos e outros.
UNITERMOS: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA; ADOLESCÊNCIA; GRAVIDEZ/ética; NORMAS JURÍDICAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-10-17

Como Citar

Poli, M. E. H., & Machado, J. (2006). Um caso de gestação na adolescência: algumas considerações práticas e bioéticas. Scientia Medica, 15(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/scientiamedica/article/view/1542

Edição

Seção

Relatos de Casos