Interdisciplinaridade e o desafio da leishmaniose visceral

Autores

  • Carlos Graeff-Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.1.13402

Palavras-chave:

LEISHMANIOSE VISCERAL/epidemiologia, ZOONOSES, COMUNICAÇÃO INTERDISCIPLINAR.

Resumo

O relato de Barbosa e Costa, publicado nesta edição, demonstra que a leishmaniose persiste infectando e matando. Fenômenos complexos, como os da interação entre os microorganismos e seus hospedeiros, precisam de uma abordagem integrada de vários conhecimentos para gerar soluções satisfatórias. Não há doença que não exija a interdisciplinaridade como o próximo estágio de avanço na busca de soluções. Precisamos, além de vacinas, de conhecimentos sobre determinantes sociais, antropológicos e culturais das doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Graeff-Teixeira

Pleonor Gastal Lago obteve graduação em Medicina (1972) e realizou residência médica em Pediatria (1974) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Concluiu mestrado (2000) e doutorado (2006) em Pediatria pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Tem especialização e experiência em Pediatria, com ênfase em Neonatologia. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Medicina da PUC-RS, atua no Alojamento Conjunto do Hospital São Lucas da PUC-RS e coordena o Ambulatório de Infecções Congênitas na mesma instituição. Participa do Brasil-Europe Multicentre Study on Congenital Toxoplasmosis. É editora do periódico científico "Scientia Medica" e revisora "ad hoc" dos periódicos "American Journal of Obstetrics and Gynecology" e "The Pediatric Infectious Diseases Journal". Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Infecções congênitas, Toxoplasmose congênita, Congenital toxoplasmosis, Sífilis congênita, Congenital syphilis e Recém-nascido.

Publicado

2013-03-30

Como Citar

Graeff-Teixeira, C. (2013). Interdisciplinaridade e o desafio da leishmaniose visceral. Scientia Medica, 23(1), 3–4. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2013.1.13402

Edição

Seção

Editorial