Cultura organizacional, satisfação profissional e atmosfera de grupo

Autores

  • Joana Vieira Santos Universidade do Algarve
  • Gabriela Gonçalves Universidade do Algarve

Palavras-chave:

cultura organizacional, satisfação profissional, atmosfera de grupo.

Resumo

No presente estudo, transversal, procurou-se destacar a influência da cultura organizacional sobre a satisfação no trabalho dos colaboradores e sobre a atmosfera de grupo. Estas variáveis têm repercussões na realização pessoal dos colaboradores e na produtividade da empresa. Foi nosso objectivo, analisar a influência da percepção da cultura organizacional na satisfação profissional e na atmosfera de grupo numa amostra, de conveniência, de 210 participantes (enfermeiros; professores). Os dados, de natureza quantitativa, foram recolhidos através dum instrumento constituído por três escalas: FOCUS (First Organizational Culture Unified Search) (Neves, 2000); Satisfação Profissional (Lima, Vala e Monteiro, 1994) e a Escala de Atmosfera de Grupo (Jesuíno, 1987). Foram também registadas variáveis demográficas dos inquiridos. Os resultados sugerem que a cultura é percepcionada como uma cultura de regras. A cultura organizacional apresenta um elevado valor preditivo da satisfação profissional e da atmosfera de grupo. Estas duas últimas variáveis se correlacionam significativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Vieira Santos, Universidade do Algarve

Lepartamento de Psicologia Área Social e das Organizações

Gabriela Gonçalves, Universidade do Algarve

Doutora em Psicologia Social. Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia da Universidade do Algarve. Coordenadora do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Santos, J. V., & Gonçalves, G. (2012). Cultura organizacional, satisfação profissional e atmosfera de grupo. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/8479

Edição

Seção

Artigos