Da prática do desvio ao protagonismo

Autores

  • João Clemente de Souza Neto Unifieo
  • Carlos Antonio Centolanza Centro Universitário FIEO

Palavras-chave:

Protagonismo, cidadania, conflito com a lei, subjetividade, desvio social.

Resumo

Este artigo estuda o fenômeno do adolescente em conflito com a lei, inserido em programas de medidas socioeducativas. A prática antissocial, no caso dos adolescentes, pode ser um pedido de socorro e demonstrações de déficit no atendimento de necessidades básicas, cognitivas, afetivas, sociais e econômicas, entre outras, com repercussões no processo de construção do sujeito. A intervenção socioeducativa pode restabelecer e potencializar os adolescentes, ajudá-los a encontrar ferramentas para modificar suas perspectivas de vida. Nossa abordagem metodológica seguiu o modelo de pesquisa de intervenção e estudo de casos de dois adolescentes em conflito com a lei, com base em três programas de atendimento na Grande São Paulo. Os resultados a que chegamos nos permitem inferir que os adolescentes participantes dos programas encontraram uma maneira de ressignificar suas vidas e aprenderam a elaborar projetos que os ajudaram a ser autores e não apenas atores de sua própria história.

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Biografia do Autor

João Clemente de Souza Neto, Unifieo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Sociologia Clínica, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente, é professor titular e pesquisador do programa de pós-graduação em Psicologia Educacional do Centro Universitário de Osasco e professor adjunto licenciado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Instituto catequético Secular São José, ICSSJ. Membro da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, SP, e da Ages, Associação Civil Gaudium et Spes, atuantes na área da criana e do adolescente em situação de vulnerabilidade social. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Análise Institucional do campo da infância e da adolescência, atuando principalmente nos seguintes temas: construção e circulação do conhecimento, cultura, subjetividade, cidadania, sujeito, assistência, direitos sociais, municipalização, educação e exclusão social. Ultimamente, tem realizado pesquisas sobre socialização, aprendizagem, inserção social, desvio e práticas sociais.

Carlos Antonio Centolanza, Centro Universitário FIEO

Carlos Antonio Centolanza é mestre em Psicologia Educacional pelo Centro Universitário FIEO. É professor da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Osasco, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Análise Institucional. End. Eletrônico: [email protected]

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Publicado

2010-04-12

Como Citar

Souza Neto, J. C. de, & Centolanza, C. A. (2010). Da prática do desvio ao protagonismo. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/4516

Edição

Seção

Artigos