Construção de um recurso para avaliar e promover automonitoria visando à competência social na infância

Autores

  • Talita Pereia Dias Centro Universitário de Votuporanga Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0001-8811-3613
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda A. P. Del Prette Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.26355

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Automonitoria, Competência social, Recurso lúdico.

Resumo

Avaliar e promover indicadores de automonitoria na infância é fundamental para promover competência social, mas no Brasil, não há estratégias para isso. Este estudo relata a elaboração do Recurso Ilustrativo para Automonitoria (RIA), à base de vinhetas gráficas, para avaliação (RIA-A) e intervenção (RIA-I), respectivamente, em formato informatizado e impresso para crianças entre quatro e seis anos. A construção do RIA constou de três etapas descritas nesse artigo: (1) seleção das habilidades sociais; (2) descrição das situações, respostas e consequências; (3) produção dos desenhos e organização em itens. Essas etapas resultaram em dois formatos do RIA – para avaliação e promoção de automonitoria que é composto de 12 itens. Cada item contém: uma situação social, três alternativas de respostas (uma de habilidade social, uma ativa/agressiva e outra passiva) e a possível consequência para cada alternativa. Análises psicométricas preliminares quanto à consistência interna foram satisfatórias. Implicações desse recurso são discutidas.

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Biografia do Autor

Talita Pereia Dias, Centro Universitário de Votuporanga Universidade Federal de São Carlos

Psicologia

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Publicado

2018-10-16

Como Citar

Dias, T. P., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2018). Construção de um recurso para avaliar e promover automonitoria visando à competência social na infância. Psico, 49(3), 222–230. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.26355

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