Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários

Autores

  • Rodolfo Augusto Matteo Ambiel Universidade São Francisco
  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade de São Francisco
  • Simone Nenê Portela Dalbosco Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872

Palavras-chave:

Adaptação, Desenvolvimento de carreira, Ensino superior.

Resumo

O estudo tem como objetivo avaliar se a vivência acadêmica e a adaptabilidade de carreira estão associadas aos motivos para evasão no ensino superior, conforme o curso e a etapa de formação. A amostra foi de 153 universitários de uma instituição particular localizada em uma cidade no interior de São Paulo e foram utilizados os instrumentos Questionário de Vivência Acadêmica-Reduzido (QVA-r), Escala de Adaptabilidade de Carreira (CAAS) e Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES). Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Os resultados mostraram que o modelo incluindo os fatores do QVA-r e da CAAS simultaneamente é o mais adequado na predição dos fatores da M-ES de motivos relacionados à Carreira, ao Desempenho Acadêmico, ao Interpessoal e à Autonomia, explicando entre 14,3% e 19% da variância. Os resultados são discutidos à luz da teoria e de suas implicações práticas.

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Biografia do Autor

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel, Universidade São Francisco

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica), campus Itatiba e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-associado da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestão 2015-2017. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.

Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Universidade de São Francisco

Graduação em Psicologia (1971) e mestrado em Psicologia Clínica (1981) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1990). Professora titular da Universidade São Francisco na graduação e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado. Publicou artigos em revistas científicas qualificadas, livros e capítulos de livros. Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e integrante do Conselho Federal de Psicologia no XIII Plenário (2005-2007) e XIV Plenário (2008-2010). Membro do conselho editorial de várias revistas na área de psicologia e do Comitê de Avaliação e Seleção de Periódicos LILACS Brasil (2009-2010; 2014-atual). Editora das revistas: Psicologia Escolar e Educacional (2000-2003), Psicologia: Ciência e Profissão (2005-2010) e Avaliação Psicológica (2011-2016). Integrante da equipe de coordenação da BVS-Psi ULAPSI (2012-2014) e da comissão de avaliação de livros da CAPES (2011-2015). Membro titular do Comitê de Assessoramento na área da Psicologia do CNPq (2014-2017).

Simone Nenê Portela Dalbosco, Faculdade Meridional

Doutoranda em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF, 2015). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2009). Graduação em Psicologia - Habilitação em Formação de Psicólogo pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998) e Graduação em Psicologia - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998). Atualmente é professora da Faculdade Meridional (IMED), do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa (ICSEC). Participa dos Projetos de Pesquisa intitulados Processos e Intervenções em Saúde e Qualidade de Vida e Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais em Diferentes Contextos, vinculados a Escola de Psicologia da IMED. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais (NEPHS) da IMED e participa do Grupo de Pesquisa intitulado Adaptação acadêmica no Ensino Superior, em parceria com a Universidade São Francisco (USF, SP). Tem experiência em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Avaliação Psicológica e Consultoria Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, desenvolvimento de liderança, educação corporativa, habilidades sociais nas organizações e instituições de ensino.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Ambiel, R. A. M., dos Santos, A. A. A., & Dalbosco, S. N. P. (2016). Motivos para evasão, vivências acadêmicas e adaptabilidade de carreira em universitários. Psico, 47(4), 288–297. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23872

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