Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva
  • Sonia Regina Loureiro
  • Edna Maria Marturano

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.20806

Palavras-chave:

Depressão infantil, Ansiedade infantil, Práticas educativas, Recursos do ambiente, Habilidades sociais, Depressão.

Resumo

Problemas de comportamento internalizantes são subidentificados e carecem de estudos que investiguem diversas variáveis simultaneamente. Os objetivos são comparar e correlacionar indicadores de práticas educativas, recursos do ambiente familiar, repertório comportamental infantil e depressão materna de crianças com e sem problemas internalizantes, diferenciadas por sexo e escolaridade. Participaram 32 mães de crianças com problemas internalizantes e 32 sem problemas, que foram pareadas por sexo e escolaridade. Foram utilizados instrumentos validados para mensurar as variáveis do estudo, cujos dados foram comparados e correlacionados. Os resultados são: (a) práticas negativas foram mais frequentes no grupo com problemas e, habilidades sociais, no grupo sem problemas; (b) práticas negativas correlacionaram-se a problemas e práticas positivas às habilidades sociais e recursos do ambiente; (c) quanto maior a depressão materna, menor as habilidades sociais infantis; (d) crianças escolares têm mais problemas de ansiedade que pré-escolares. Discute-se sobre as implicações das variáveis estudadas para os comportamentos internalizantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Achenbach, T. M. & Rescorla, L. A. (2001). Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.

Achenbach, T. M., Becker, A., Döpfner, M., Heiervang, E., Roessner, V., Steinhausen, H. C. et al. (2008). Multicultural assessment of child and adolescent psychopathology with ASEBA and SDQ instruments: research findings, applications, and future directions. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 49(3), 251-275. http://dx.doi.org/10.1111/j.1469-7610.2007.01867.x

American Psychiatric Association (2000). Diagnostic and statistics manual of mental disorders (4ª ed.). Washington, DC: APA.

Barbot, B., Crossman, E., Hunter, S. R., Grigorenko, E. L., & Luthar, S. S. (2014). Reciprocal Influences Between Maternal Parenting and Child Adjustment in a High-Risk Population: A 5-Year Cross-Lagged Analysis of Bidirectional Effects. American Journal of Orthopsychiatry, 84(5), 567-580. http://dx.doi.org/10.1037/ort0000012

Bordin, I. A. S., Mari, J. J., & Caeiro, M. F. (2003).Validação da versão brasileira do “Child Behavior Checklist” (CBCL) (Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência): dados preliminares. Revista ABP-APAL, 17(2), 55-66.

Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S., & Marturano, E. M. (2014). Roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais (RE-HSE-P). Manual Técnico. São Carlos, SP: Suprema.

Bolsoni-Silva, A. T., Marturano, E. M., & Loureiro, S. R. (2011). Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais – QRSH-Pais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 24(2), 1-9.

Boyd, R. C. & Waanders, C. (2013). Protective Factors for Depression Among African American Children of Predominantly Low-Income Mothers with Depression. Journal of Child and Family Study, 22(1), 85-95. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-012-9588-y

Burt, K. B. & Roisman, G. I. (2010). Competence and psychopathology: cascade effects in the NICHD Study of Early Child Care and Youth Development. Development and Psychopathology, 22, 557-567. http://dx.doi.org/10.1017/S0954579410000271

Dozois, J. A. & Dobson, K. S. (2004). The prevention of anxiety and depression.Theory, research and practice. Washington, DC: American Psychological Association. http://dx.doi.org/10.1037/10722-000

Dozois, J. A. & Westra, H. A. (2004). The nature of anxiety and depression: implications for prevention. In D. J. A.

Dozois & K. S. Dobson (Eds.). The prevention of anxiety and depression.Theory, research and practice (pp. 9-42). Washington, DC: American Psychology Association. http://dx.doi.org/10.1037/10722-002

Essau, C. A. (2004). Primary prevention of depression. In D. J. A. Dozois & K. S. Dobson (Eds.). The The prevention of anxiety and depression.Theory, research and practice (pp. 185-204). Washington, DC: American PsychologyAssociation. http://dx.doi.org/10.1037/10722-008

Fanti, K. A. & Henrich, C. C. (2010). Trajectories of pure and co-occurring internalizing and externalizing problems from age 2 to age 12: Findings from the National Institute of Child Health and Human Development Study of Early Child Care. Developmental Psychology, 46(5), 1159-1175. http://dx.doi.org/10.1037/a0020659

Flett, G. L. & Hewitt, P. L. (2013). Disguised distress in children and adolescents “flying under the radar”: Why psychological problems are underestimated and how schools must respond. Canadian Journal of School Psychology, 28, p. 12-27. http://dx.doi.org/10.1177/0829573512468845

Ghandour, R. M., Kogan, M. D., Blumberg, S. J., & Perry,D. F. (2010). Prevalence and correlates of internalizing mental health symptoms among CSHCN. Pediatrics, 125(2), 269-277. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2009-0622

Graziano, P., Geffken, G., & McNamara. (2011). Atypical behaviors and comorbid externalizing symptoms equally predict social functioning in children with Attention- eficit/Hyperactivity Disorder. Child Psychiatry and Human Development, 42, 377-389. http://dx.doi.org/10.1007/s10578-011-0224-7

Hudson, J. L., Flannery-Schroeder, E., & Kendall, P. C. (2004).Primary prevention of anxiety disorders. In D. J. A. Dozois & K .S. Dobson (Eds.). The Prevention of Anxiety and Depression: Theory, Research and Practic (101-130). Washington, DC: American PsychologyAssociation. http://dx.doi.org/10.1037/10722-005

Kelley, S. J., Whitley, D. M., & Campos, P. E. (2011). Behavior problems in children raised by grandmothers: The role of caregiver distress, family resources, and the home environment. Children and Youth Services Review, 33, 2138-2145. http://dx.doi.org/10.1016/j.childyouth.2011.06.021

Kroenke, K., Spitzer, R. L., & Williams, J. B.W. (2001). The PHQ-9. Validity of a Brief Depression Severity Measure. Journal of General Internal Medicine, 16(9), 606-613. http://dx.doi.org/10.1046/j.1525-1497.2001.016009606.x

Letcher, P., Sanson, A., Smart, D., & Toumbourou, J. W. (2012). Precursors and Correlates of Anxiety Trajectories From Late Childhood to Late Adolescence. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 41(4), 417-432. http://dx.doi.org/10.1080/15374416.2012.680189

Luyckx, K., Tildesley, E. A., Soenens, B., Andrews, J. A., Hampson, S.E., Peterson, M., & Duriez, B. (2011). Parenting and trajectories of children’s maladaptive behaviors: A 12-year prospective community study. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 40(3), 468-478. http://dx.doi.org/10.1080/15374416.2011.563470

Marturano, E. M. (2006). O Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 498-506. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300019

Munkvold, L. H., Lundervold, A. J., & Manger, T. (2011). Oppositional defiant disorder-gender differences in co-ccurring

symptoms of mental health problems in a general population of children. Journal of Abnormal Child Psychology, 39, 577-587. http://dx.doi.org/10.1007/s10802-011-9486-6

Orti, N. P. (2014). Avaliação dos efeitos e variáveis do processo de intervenção com mães de crianças com problemas internalizantes. Dissertação de Mestrado não-publicada, Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP.

Osório, F. L., Mendes, A. V., Crippa, J. A., & Loureiro, S. R. (2009). Study of the discriminative validity of the phq-9 and phq-2 in a sample of brazilian women in the context of primary health care. Perspectives in Psychiatric Care, 45(3), 216-227. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-6163.2009.00224.x

Pizeta, F. A., Silva, T. B. F., Cartafina, M. I. B., & Loureiro, S. R. (2013). Depressão materna e riscos para o comportamento e a saúde mental das crianças: uma revisão. Estudos de psicologia (Natal), 18(3), 429-437. ISSN 1413-294X. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2013000300003

Rijlaarsdam, R., Stevens, W. J. M., van der Ende, J., Hofman, A., Jaddoe , V. W. V., Mackenbach, J. P., Verhulst, F. C., & Tiemeier, H. (2013). Economic disadvantage and young children’s emotional and behavioral problems: Mechanisms of risk. Journal of Abnormal Child Psychology, 41, 125-137. http://dx.doi.org/10.1007/s10802-012-9655-2

Spitzer, R. L., Williams, J. B., Kroenke, K, Linzer, M, DeGruy, F. V, Hahn, S. R, Brody, D., & Johnson, J. G. (1994). Utility of a new procedure for diagnosing mental disorders in primary care. The PRIME-MD 1000 study. JAMA, 272(22), 1749-1756. http://dx.doi.org/10.1001/jama.1994.03520220043029

Trepat, E., Granero, R, & Ezpeleta, L. (2014). Parenting practices as mediating variables between parents’ psychopathology and oppositional defiant disorder in preschoolers. Psicothema, 26(4), 497-504.

Wichstrom, L., Belsky, J., & Berg-Nielsen, T. S. (2013). Preschool predictors of childhood anxiety disorders: a prospective community study. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 54(12), 1327-1336. http://dx.doi.org/10.1111/jcpp.12116

Xing, X. & Wang, M. (2013). Sex differences in the reciprocal relationships between mild and severe corporal punishment and children’s internalizing problem behavior in a Chinese sample. Journal of Applied Developmental Psychology, 34, 9-16. http://dx.doi.org/10.1016/j.appdev.2012.09.004

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2016). Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna. Psico, 47(2), 111–120. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.20806

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)