Estágios e Extensões na Formação do Psicólogo para o Trabalho no Sistema Único de Saúde

Autores

  • Simone Maria Hüning UFAL
  • Larissa Daniela de Almeida Amorim Costa UFAL
  • Aline Kelly da Silva
  • Stephane Juliana Pereira da Silva UFAL

Palavras-chave:

Estágio, Extensão, Formação, Psicologia, Sistema Único de Saúde.

Resumo

 

Objetivamos discutir como estágios e extensões, nos cursos de graduação em Psicologia, podem potencializar a formação para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos resultados de uma pesquisa realizada nos cursos de graduação em Psicologia de Alagoas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram questionários e análise de documentos. Buscamos identificar práticas de estágio e extensão associadas ao campo da saúde; cenários, metodologias e estratégias de intervenção. Discutimos os resultados encontrados em relação ao que é desenvolvido nas disciplinas obrigatórias dos cursos. Concluímos que essas atividades podem favorecer a formação em Psicologia para o trabalho no SUS, mas para isso devem fundamentar-se no conhecimento construído nas disciplinas curriculares, onde ainda encontramos fragilidades nesse sentido. Deve-se, portanto, investir não apenas nessas atividades, mas na busca de consonância entre esses diferentes aspectos da formação, qualificando a interlocução com locais, temáticas e referenciais teóricos convergentes com a política pública brasileira de saúde.

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Como Citar

Hüning, S. M., Almeida Amorim Costa, L. D. de, da Silva, A. K., & Pereira da Silva, S. J. (2013). Estágios e Extensões na Formação do Psicólogo para o Trabalho no Sistema Único de Saúde. Psico, 44(3), 319–330. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/15805

Edição

Seção

Artigos