Estudantes Superdotados e Underachievers: Prevalência, Características, Interesses e Estilos de Aprendizagem

Autores

  • Vanessa Terezinha Alves Tentes Universidade Católilca de Brasília
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12827

Palavras-chave:

Superdotação, baixa realização acadêmica, aluno superdotado, perfil.

Resumo

O foco deste estudo foi examinar o fenômeno underachievement, definido como discrepância entre o potencial revelado (habilidade) e a performance (realização), particularmente no contexto escolar, em alunos superdotados. Os objetivos foram identificar a prevalência da condição de baixa performance acadêmica entre 96 alunos que frequentavam um atendimento educacional especializado ao estudante com altas habilidades/superdotação, bem como descrever o perfil de superdotados (n=53) e de superdotados underachievers (n=43) em relação a variáveis demográficas, habilidades, preferências, interesses, aspectos motivacionais, características pessoais, relações interpessoais, desempenho acadêmico e estilos de aprendizagem. Utilizou-se uma composição de instrumentos, tais como análise documental, questionário demográfico e escalas de características, interesses e estilos de aprendizagem, para a coleta dos dados. Os resultados indicaram que existem superdotados underachievers entre estudantes superdotados e que superdotação distingue-se pela heterogeneidade de características pessoais e escolares.

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Biografia do Autor

Vanessa Terezinha Alves Tentes, Universidade Católilca de Brasília

Psicóloga, Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília, na área de Desenvolvimento Humano e Saúde. Atua como psicóloga clínica e institucional. Possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e em programas de pós-graduação e de formação de professores. Desenvolve trabalho de atendimento e psicodiagnóstico na área de Educação Especial e Educação Inclusiva. Dedica-se a palestras, cursos de formação de professores e produção científica na área de criatividade e altas habilidades/superdotação, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Denise de Souza Fleith, Universidade de Brasília

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1990), doutorado em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (1999). Realizou seu pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth (University of Warwick) (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Foi professora visitante na University of Connecticut, em 2009, e realizou estágio sênior na Universidade do Minho, em Portugal, nos anos de 2009 e 2012. É editora associada da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. Suas áreas de interesse são criatividade no contexto escolar, medidas de criatividade, processos de ensino-aprendizagem, desenvolvimento de talentos e superdotação e psicologia escolar.

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Publicado

2014-08-15

Como Citar

Tentes, V. T. A., & Fleith, D. de S. (2014). Estudantes Superdotados e Underachievers: Prevalência, Características, Interesses e Estilos de Aprendizagem. Psico, 45(2), 157–167. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12827

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