Bullying: Conhecimentos, Atitudes e Crenças de Professores

Autores

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Wanderlei Abadio de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo
  • Sálua Cecilio Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Palavras-chave:

Bullying, violência escolar, interação professor-aluno, agressividade, adolescência.

Resumo

O presente estudo investigou se professores de 6º ano do Ensino Fundamental conheciam, identificavam e como intervinham nas situações de bullying ocorridas em sala de aula. Participaram seis professores e os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal, em 2010. Utilizou-se a análise de conteúdo no tratamento do material coletado. Dentre os resultados, obteve-se que os professores não possuíam conhecimentos suficientes acerca das principais características deste fenômeno, bem como a respeito de sua gravidade, indicando realizarem intervenções, em sua maioria, pontuais, circunscritas aos eventos identificados e após a ocorrência desses. Também referiram sentirem-se insuficientemente preparados para identificarem e lidarem com as agressões praticadas pelos alunos. Assim sendo, depreende-se que a formação dos professores constitui um aspecto importante a ser trabalhado em programas de prevenção e intervenção sobre o bullying escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz da Silva, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Wanderlei Abadio de Oliveira, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Doutorando em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Marina Rezende Bazon, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Sálua Cecilio, Universidade de Uberaba

Doutora em Sociologia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba.

Referências

Allen, K. P. (2010). Classroom management, bullying, and teacher practices. The Professional Educator, 34(1), 01-16.

Antoni, C., Martins, C., Ferronato, M. A., Simões, A., Maurente, V., Costa, F., & Koller, S. H. (2001). Grupo focal: método qualitativo de pesquisa com adolescentes em situação de risco. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 53(2), 38-53.

Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente – ABRAPIA. (2002). Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-154.pdf. Acesso em: 29 dez. 2009.

Ahtola, A., Haataja, A., Kärnä, A., Poskiparta, E., & Salmivalli, C. (2012). For children only? Effects of the KiVa antibullying program on teachers. Teaching and Teacher Education, 28(6), 851-859. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2012.03.006

Bardin, L. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Boggio, F., & Pavão, T. M. (2005). Pitoco de guache. In Pavão, T. M. Fudêncio e seus amigos [vídeo]. Brasil: Music Television. Acessado em: 26 de agosto de 2010. Disponivel em: http://www.youtube.com/watch?v=fLb60SZlEpk

Boulton, M., Woodmansey, H., Williams, E., Spells, R., Nicholas, B., Laxton, E., Holman, G., & Duke, E. (2012). Associations between peer bullying and classroom concentration: evidence for mediation by perceived personal safety and relationship with teacher. Educational Psychology, 32(3), 277-294. doi: 10.1080/01443410.2011.648903

Caravita, S. C. S., Di Blasio, P., & Salmivalli, C. (2009). Unique and Interactive Effects of Empathy and Social Status on Involvement in Bullying. Social Development, 18(1), 140-163. doi: 10.1111/j.1467-9507.2008.00465.x

Carroll, A., Houghton, S., Wood, R., Unsworth, K., Hattie, J., Gordon, L., & Bower, J. (2009). Self-efficacy and academic achievement in Australian high school students: the mediating effects of academic aspirations and delinquency. Journal of Adolescence, 32(4), 797-817. doi: 10.1016/j.adolescence.2008.10.009

Dake, J. A., Price, J. H., Telljohann, S. K., & Funk, J. B. (2003). Teacher perceptions and practices regarding school bullying prevention. Journal of School Health, 73(9), 347-355.

Due, P., Holstein, B. E., Lynch, J., Diderichsen, F., Gabhain, S. N., Scheidt, P., & Currie, C. (2005). Bullying and symptoms among school-aged children: International comparative cross sectional study in 28 countries. European Journal of Public Health, 15(1), 128-132. doi: 10.1093/eurpub/cki105

Fisher, R. M. (2010). Bullying escolar no Brasil: relatório final. São Paulo: CEATS/FIA. Disponível em: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/Arquivos/pesquisa-bullying escolar no brasil.pdf. Acessado em: 07 ago. 2011.

Fung, A. L. (2012). Intervention for aggressive victims of school bullying in Hong Kong: a longitudinal mixed-methods study. Scandinavian Journal of Psychology, 53(4), 360-367. doi: 10.1111/j.1467-9450.2012.00953.x

Hansen, T. B., Steenberg, L. M., Palic, S., & Elklit, A. (2012). A review of psychological factors related to bullying victimization in schools. Aggression and Violent Behavior, 17(4), 383-387. doi: 10.1016/j.avb.2012.03.008

Hektner, J. M., & Swenson, C. A. (2012). Links from teacher beliefs to peer victimization and bystander intervention tests of mediating processes. The Journal of Early Adolescence, 32(4), 516-536. doi: 10.1177/0272431611402502

Hernandez, D., Floden, L., & Bosworth, K. (2010). How safe is a school? An exploratory study comparing measures and perceptions of safety. Journal of School Violence, 9(4), 357-374. doi: 10.1080/15388220.2010.508133

Janosz, M., Archambault, I., Pagani, L. S., Pascal, S., Morin, A. J. S., & Bowen, F. (2008). Are there detrimental effects of witnessing school violence in early adolescence? Journal of Adolescent Health, 43(1), 600-608. doi: 10.1016/j.jadohealth.2008.04.011

Kumpulainen, K., Räsänen, E., Henttonen, I., Almqvist, F., Kresanov, K., Linna, S. L., Moilanen, I., Piha, J., Puura, K., & Tamminen, T. (1998). Bullying and psychiatric symptoms among elementary school-age children. Child Abuse Neglect, 22(7), 705-717.

Leff, S. S., Kupersmidt, J. B., Power, T. J., & Patterson, C. J. (1999). Factors influencing teacher identification of peer bullies and victims. School Psychology Review, 28(3), 505-517.

Lisboa, C., Braga, L. L., & Ebert, G. (2009). O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clínicos, 2, 59-71.

Magklara, K., Skapinakis, P., Gkatsa, T., Bellos, S., Araya, R., Stylianidis, S., & Mavreas, V. (2012). Bullying behaviour in schools, socioeconomic position and psychiatric morbidity: a crosssectional study in late adolescents in Greece. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 6(8), 02-13.

Malta, D. C., Silva, M. A. I., Mello, F. C. M., Monteiro, R. A., Sardinha, L. M. V., Crespo, C., & Porto, D. L. (2010). Bullying nas escolas brasileiras: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Suppl. 2), 3065-3076. doi: 10.1590/S1413-81232010000800011

Minayo, M. C. S. (2010). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec.

Olweus, D. (2013). School Bullying: Development and Some Important Challenges. Annual Review of Clinical Psychology, 9(1), 751-780. doi: 10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516

O’Moore, M., & Kirkham, C. (2001). Self-esteem and its relationship to bullying behavior. Aggressive Behavior, 27(1), 269-283. doi: 10.1002/ab.1010

Powell, R. A., & Single, H. M. (1996). Focus groups. International Journal of Quality in Health Care, 8(5), 499-504. doi: 10.1093/intqhc/8.5.499

Pingoelo, I., & Horiguela, M. L. M. (2010). Bullying na sala de aula. De Jure: Revista Jurídica do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, 15(2), 145-156.

Pires, J. (2011). A pesquisa e os jovens que dela participaram. In Minayo, M. C. S., Assis, S. G., & Njaine, K. (Eds.). Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros (pp. 45-54). Rio de Janeiro: Fiocruz.

Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal De Pediatria, 89(2), 164-170. doi: 10.1016/

j.jped.2013.03.006

Roth, G., Kanat-Maymon, Y., & Bibi. (2011). Prevention of school bullying: the important role of autonomy-supportive teaching and internalization of pro-social values. British Journal of Educational Psychology, 81(3), 654-666. doi: 10.1348/2044-8279.002003

Rothon, C., Head, J., Klineberg, E., & Stansfeld, S. (2011). Can social support protect bullied adolescents from adverse outcomes? A prospective study on the effects of bullying on the educational achievement and mental health of adolescents at secondary schools in East London. Journal of Adolescence, 34(1), 579-588. doi: 10.1016/j.adolescence.2010.02.007

Salmivalli, C., & Voeten, M. (2004). Connections between attitudes, group norms, and behaviour in bullying situations. International Journal of Behavioral Development, 28(3), 246-258. doi: 10.1080/01650250344000488

Sampson, R. (2009). Bullying in Schools. New York, NY: Center for Problem-Oriented Policing.

Silva, L. C., & Nogueira, M. A. (2008). Indisciplina ou violência na escola: uma distinção possível e necessária. In Gonçalves, L. A. O., & Tosta, S. P. (Eds.). A síndrome do medo contemporâneo e a violência na escola (pp. 15-62). Belo Horizonte, MG: Autêntica.

Silva, M. A., Pereira, B., Mendonca, D., Nunes, B., & Oliveira, W. A. (2013). The involvement of girls and boys with bullying: an analysis of gender differences. Int J Environ Res Public Health, 10(12), 6820-6831. doi: 10.3390/ijerph10126820

Smith, P. K., Smith, C., Osborn, R., & Samara, M. (2008). A content analysis of school anti-bullying policies: progress and limitations. Educational Psychology in Practice, 24(1), 1-12. doi: 10.1080/02667360701661165

Thornberg, R., Thornberg, U. B., Alamaa, R., & Daud, N. (2014). Children’s conceptions of bullying and repeated conventional transgressions: moral, conventional, structuring and personal-choice reasoning. Educational Psychology, 1-17. doi: 10.1080/ 01443410.2014.915929

Yoon, J. S., & Kerber, K. (2003). Bullying: elementary teachers’ attitudes and intervention strategies. Research in Education, 69(1), 27-36.

Zaine, I., Reis, M. J. D., & Pandovani, R. C. (2010). Comportamentos de bullying e conflito com a lei. Estudos de Psicologia, 27(3), 375-382. doi: 10.1590/S0103-166X2010000300009

Wendt, G. W., Campos, D. M. d., & Lisboa, C. S. M. (2010). Agressão entre pares e vitimização no contexto escolar: bullying, cyberbullying e os desafios para a educação contemporânea. Cadernos de Psicopedagogia, 8, 41-52.

Downloads

Publicado

2014-08-15

Como Citar

Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Bazon, M. R., & Cecilio, S. (2014). Bullying: Conhecimentos, Atitudes e Crenças de Professores. Psico, 45(2), 147–156. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)