Investigação-Intervenção Psicossocial: Experiência Vista desde a Psicossociologia do Tempo Livre

Autores

  • Adélia Augusta Souto Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Nuria Codina Universidade de Barcelona

Palavras-chave:

Investigação-intervenção psicossocial, desigualdade social, tempo livre, apropriação do tempo, si mesmo.

Resumo

A investigação-intervenção requer uma reflexão de seu alcance e da possibilidade de transformação da realidade. Estabelecer um diálogo com diferentes propostas permite verificar suas possibilidades e limites. Este trabalho descreve o contexto sociocultural da intervenção e as atividades realizadas com crianças e jovens em situação de desigualdade social nas comunidades litorâneas do Nordeste do Brasil. Os resultados obtidos são discutidos, a partir da perspectiva social crítica, com o uso do tempo de ócio como tempo livre para a transformação e apropriação do uso do tempo; sobretudo, atendendo à formação para a reflexão crítica sobre si mesmo. Desde esta perspectiva, sugere-se incorporar, a partir das possibilidades da apropriação e de autocondicionamento do tempo, novos objetivos e atividades nos futuros projetos de investigação-intervenção.

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Biografia do Autor

Adélia Augusta Souto Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Profa Dra Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Alagoas. Posdoutorado em Psicologia Social na Universidade de Barcelona.

Nuria Codina, Universidade de Barcelona

Profa Dra Programa de Pos-Graduação em Psicologia Social na Universidade de Barcelona.

Publicado

2012-12-10

Como Citar

Oliveira, A. A. S., & Codina, N. (2012). Investigação-Intervenção Psicossocial: Experiência Vista desde a Psicossociologia do Tempo Livre. Psico, 43(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10915

Edição

Seção

Artigos