Evidência de validade desenvolvimental para o Teste de Atenção Dividida

Autores

  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco
  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco
  • Daniel Bartholomeu UNIANHANGUERA
  • Fabián Javier Marín Rueda Universidade São Francisco

Resumo

Este estudo teve por objetivo buscar evidências de validade desenvolvimental para o Teste de Atenção Dividida (AD). O AD foi aplicado em 369 candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em clínicas de avaliação psicológica do estado de Minas Gerais, com idades entre 18 e 73 anos (média de 27 anos, DP = 11,51). Foram encontradas correlações negativas entre as medidas de Velocidade com Qualidade e Concentração com a idade, sugerindo que as pontuações diminuíram conforme aumentava a idade. Os participantes foram organizados quanto às idades, tendo sido formados seis grupos (18 e 19 anos; 20 aos 27 anos; 28 aos 36 anos; 37 aos 41; 42 aos 55 e 56 aos 73 anos). Foram encontrados seis grupos etários que se diferenciaram significativamente em ambas as medidas pela prova ANOVA.

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Publicado

2009-04-16

Como Citar

Noronha, A. P. P., Sisto, F. F., Bartholomeu, D., & Rueda, F. J. M. (2009). Evidência de validade desenvolvimental para o Teste de Atenção Dividida. Psico, 39(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/2033

Edição

Seção

Artigos

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