Evidências de Validade da Escala de Flexibilidade Psicológica no Trabalho em Amostras Brasileiras

Autores

  • Vladimir Novaes Pinto Universidade Salgado de Oliveira
  • Maria Cristina Ferreira Universidade Salgado de Oliveira
  • Felipe Valentini Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.18679

Palavras-chave:

Psicometria, Saúde Mental, Trabalho, Traços de Personalidade.

Resumo

A flexibilidade psicológica no trabalho diz respeito à capacidade de o indivíduo adotar ações direcionadas à consecução de suas metas laborais, ainda que na presença de experiências internas de difícil aceitação. O estudo objetivou adaptar e reunir evidências de validade da Escala de Flexibilidade Psicológica no Trabalho (WAAQ) no contexto brasileiro. A amostra foi composta por 583 trabalhadores, de ambos os sexos, com idades variando de 18 a 62 anos. As análises fatoriais confirmatórias evidenciaram que a versão brasileira da escala reproduziu integralmente a estrutura original do instrumento. A escala apresentou, ainda, correlações positivas com o engajamento no trabalho, a saúde mental, a abertura à experiência e a satisfação com a vida, além de uma correlação negativa com o neuroticismo. Concluiu-se que a WAAQ apresentou características psicométricas adequadas, o que recomenda seu uso em situações futuras de pesquisa da flexibilidade no contexto do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, J. M. (2008). Evidências de validade do Inventário dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade para o Brasil (Tese de doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Bakker, A., Demerouti, E., & Sanz-Vergel, A. I. (2014). Burnout and work engagement: The JD-R approach. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior,1,389–411. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091235

Bock, R. D. (1972). Estimating item parameters and latent ability when responses are scored in two or more nominal categories. Psychometrika, 37, 29-51. http://dx.doi.org/10.1007/BF02291411

Bond, F. W., & Bunce, D. (2000). Mediators of change in emotion-focused and problem -focused worksite stress management interventions. Journal of Occupational Health Psychology, 5, 156-163. http://dx.doi.org/10.1037/1076-8998.5.1.156

Bond, F. W., Flaxman, P. E., van Veldhoven, M. J. P. M., & Biron, M. (2010). The impact of psychological flexibility and acceptance and commitment therapy (ACT) on health and productivity at work. In J. Houdmont,& S. Leka (Eds.), Contemporary occupational health psychology: Global perspectives on research, education, and practice(pp.296-313). Chichester, UK: Wiley-Blackwell. http://dx.doi.org/10.1002/9780470661550.ch15

Bond, F. W., Hayes, S. C., Baer, R. A., Carpenter, K. M., Guenole, N., Orcutt, H. K., Waltz, T., & Zette, R. D. (2011). Preliminary psychometric properties of the Acceptance and Action Questionnaire–II: A revised measure of psychological inflexibility and experiential avoidance. Behavior Therapy, 42, 676–688. http://dx.doi.org/10.1016/j.beth.2011.03.007

Bond, F. W., Lloyd, J., & Guenole, N. (2013). The work-related acceptance and action questionnaire: Initial psychometric findings and their implications for measuring psychological flexibility in specific contexts. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 86, 331–347. http://dx.doi.org/10.1111/joop.12001

Diener, E., Emmons, R. A., Larsen, R. J., & Griffin, S. (1985). The Satisfaction With Life Scale. Journal of Personality Assessment, 49, 71 75. http://dx.doi.org/10.1207/s15327752jpa4901_13

Byrne, B. M. (2012). Structural equation modeling with Mplus: Basic concept, applications, and programming. New York, NY: Routledge.

Ferreira, M. C., Valentini, F., Mourão, L., Porto, J., Oliveira, D., & Monteiro, A. C. (2014). Evidencias de validade da Escala de Engajamento no Trabalho de Utrecht em amostras brasileiras. Manuscrito submetido à publicação.

Flaxman, P. E., & Bond, F. W. (2010). A randomised worksite comparison of acceptance and commitment therapy and stress inoculation training. Behaviour Research and Therapy, 48, 816-820. http://dx.doi.org/10.1016/j.brat.2010.05.004

Friedman, H. S., & Schustack, M. W. (2004). Teorias da personalidade. Da teoria clássica à pesquisa moderna (2a ed.). São Paulo: Prentice Hall.

Goldberg, D. (1972). The detection of psychiatric illness by questionnaire. London, UK: Oxford University Press. http://dx.doi.org/10.1192/bjp.122.4.483

Gouveia, V. V., Barbosa, G. A., Andrade, E. O., & Carneiro, M. B. (2005). Medindo a satisfação com a vida dos médicos no Brasil. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 54, 298-305.

Hayes, S.C., Luoma, J.B., Bond, F.W., Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Acceptance and commitment therapy: Model, processes and outcomes.Behaviour Research and Therapy, 44, 1-25. http://dx.doi.org/10.1016/j.brat.2005.06.006

Hayes, S. C., Levin, M. E., Plumb-Vilardaga, J., Villatte, J. L., & Pistorello, J. (2013). Acceptance and commitment therapy and contextual behavioral science: Examining the progress of a distinctive model of behavioral and cognitive therapy. Behavior Therapy, 44, 180–198. http://dx.doi.org/10.1016/j.beth.2009.08.002

Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (1999). Acceptance and commitment therapy: An experiential approach to behavior change. New York: Guilford Press.

Hayes, S.C., Strosahl, K.D., Wilson, K.G., Bissett, R., Pistorello, J.,Toarmino, D., …, & McCurry, S.M. (2004). Measuring experiential avoidance: A preliminary test of a working model. The Psychological Record, 54, 553-578.

John, O. P., & Srivastava, S. (1999). The Big-Five trait taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. In L. A. Pervin, & O. P. John (Eds.), Handbook of personality: Theory and research (Vol. 2, pp. 102–138). New York, NY: Guilford Pess.

John, O. P., Donahue, E. M., & Kentle, R. L. (1991). The Big Five Inventory: Versions 4a and 54. Berkeley, CA: University of California, Berkeley, Institute of Personality and Social Research.

Kashdan, T. B., & Rottenberg, J. (2010). Psychological flexibility as a fundamental aspect of health. Clinical Psychology Review, 30, 865–878. http://dx.doi.org/10.1016/j.cpr.2010.03.001

Pasquali, L., Gouveia, V. V., Andriola, W. B., Miranda, F. J.,& Ramos, A. L. M. (1994). Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG): Adaptação brasileira. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 10, 421-437.

Ruiz, F. J., & Odriozola-González, P. (2014). Spanish version of the Work-related Acceptance and Action Questionnaire (WAAQ). Psicothema,26, 63-68.doi: 10.7334/psicothema2013.110.

Samejima, F. A. (1969). Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometric Monograph, 17. Richmond, VA: Psychometric Society.

Schaufeli, W.B., & Bakker, A.B. (2003). UWES – Utrecht Work Engagement Scale: Test Manual. Utrecht University, Department of Psychology. Retirado em 11/10/2012 de http://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/ Tests/ UWES_P_S_9.pdf

Seligman, M. E. P., & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology: An introduction. American Psychologist, 55, 5-14. http://dx.doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.5

Downloads

Publicado

2015-08-25

Como Citar

Pinto, V. N., Ferreira, M. C., & Valentini, F. (2015). Evidências de Validade da Escala de Flexibilidade Psicológica no Trabalho em Amostras Brasileiras. Psico, 46(3), 362–373. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.3.18679

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)