Hábito: Por que Devemos Estudá-lo e o que Podemos Fazer?

Autores

  • Fábio de Cristo Universidade de Brasília (UnB) Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)
  • Hartmut Günther Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17816

Palavras-chave:

Hábito, Automatismo, Comportamento pró-ambiental, Comportamento de viagem, Medida psicológica.

Resumo

Neste artigo, o hábito é apresentado como um conceito útil para tornar duradouros os comportamentos em prol do meio ambiente (e.g., usar transporte público). O hábito é um comportamento aprendido que, após ser repetido várias vezes, tornou-se automático, isto é, com pouca ou nenhuma deliberação do indivíduo. Alivia o esforço cognitivo do indivíduo de ponderar sempre os prós e contras das mais diversas situações. São comportamentos estáveis e difíceis de romper. Esta revisão aborda a formação e a manutenção do hábito, assim como são apresentadas quatro medidas psicológicas existentes. Ao final, discutem-se possíveis intervenções, utilizando-se o transporte como exemplo. As intervenções visam a incentivar a construção de novos hábitos que protegem o meio ambiente e a minimizar a força de hábitos antigos indesejados. Neste cenário, o hábito ganha relevância e pode ser mais uma ferramenta para enfrentar os desafios relativos à promoção de comportamentos ambientais relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio de Cristo, Universidade de Brasília (UnB) Centro Universitário de Brasília (UniCEUB)

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador colaborador da UnB (Laboratório de Psicologia Ambiental). Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Hartmut Günther, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Psicologia Social pela University of California at Davis. Professor titular da Universidade de Brasília. Coordenador do Laboratório de Psicologia Ambiental.

Referências

Aarts, H., Verplanken, B., & van Knippenberg, A. (1997). Habit and information use in travel mode choices. Acta Psychologica, 96, 1-14.

Aarts, H., Verplanken, B., & van Knippenberg, A. (1998). Predicting Behavior from the actions in the past: Repeated decision making or a matter of habit? Journal of Applied Social Psychology, 28(15), 1355-1374.

Abelson, R. P. (1981). Psychological status of the script concept. American Psychologist, 36(7), 715-729.

Ajzen, I. (2011). The theory of planned behavior. In P. A. M. van Lange, A. W. Kruglanski & T. Higgins (Eds), Handbook of theories of social psychology (Vol. 1, pp.438-459). London: SAGE.

American Psychological Association. (2009). Psychology and global climate change: Addressing a multi-faceted phenomenon and set of challenges. Washington, DC: Autor.

Bamberg, S., & Schmidt, P. (2003). Incentives, morality, or habit? Predicting students’ car use for university routes with the models of Ajzen, Schwartz, and Triandis. Environment and Behavior, 35, 264-285.

Chen, C., & Chao, W. (2011). Habitual or reasoned? Using the theory of planned behavior, technology acceptance model, and habit to examine switching intentions toward public transit. Transportation Research Part F, 14(2), 128–137.

Cristo. F. (No prelo). Hábito e comportamento de viagem. In P. Taco, I. L. Neto, L. Santos & M. Takano (Eds), Comportamento em transportes: Uma abordagem multidisciplinar.

Cristo, F. (2013). O hábito de usar automóvel tem relação com o transporte coletivo ruim? (Tese de doutorado). Retirado de http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15413/1/2013_FabiodeCristo.pdf

Fujii, S., & Gärling, T. (2007). Role and acquisition of car-use habit. In T. Gärling & L. Steg (Eds.), Threats from the car traffic to the quality of the urban life: Problems, causes, and consequences (pp. 235-250). Amsterdam: Elsevier.

Fujii, S., & Kitamura, R. (2003). What does a one-month free bus ticket do to habitual drivers? An experimental analysis of habit and attitude change. Transportation, 30, 81–95.

Gardner, B., de Bruijn, G., & Lally, P. (2011). A systematic review and meta-analysis of applications of the self-report habit index to nutrition and physical activity behaviours. Annals of Behavioral Medicine, 42, 174-187.

Gärling, T., Fujii, S., & Boe, O. (2001). Empirical tests of a model of determinants of script-based driving choice. Transportation Research Part F, 4, 89-102.

Gärling, T., Gärling, A., & Loukopoulos, P. (2002). Forecasting

psychological consequences of car use reduction: A challenge to an environmental psychology of transportation. Applied Psychology: An International Review, 51(1), 90-106.

Gollwitzer, P. M. (1999). Implementation intentions: Strong effects of simple plans. American Psychologist, 54(7), 493-503.

Haustein, S., Klöckner, Christian A., & Blöbaum, A. (2009). Car use of young adults: The role of travel socialization. Transportation Research Part F, 12, 168–178.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2011). Sistema de indicadores de percepção social: Mobilidade urbana. Brasília, DF: Autor.

Klöckner, C. A., Matthies, E., & Hunecke, M. (2003). Problems of operationalizing habits and integrating habits in normative decision-making models. Journal of Applied Social Psychology, 33(2), 396-417.

Klöckner, C. A., & Verplanken, B. (2012). Yesterday’s habits preventing change for tomorrow? About the influence of automaticity on environmental behavior. In L. Steg, A. E. van den Berg, J. I. M. de Groot (Eds), Environmental psychology: An introduction (pp.197-209). Hoboken: Wiley-Blackwell.

Lally, P., van Jaarsveld, C. H. M., Potts, H. W. W., & Wardle, J. (2010). How are habits formed: Modelling habit formation in the real world. European Journal of Social Psychology, 40, 998–1009.

Loibl, C., Kraybill, D. S., & DeMay, S. W. (2011). Accounting for the role of habit in regular saving. Journal of Economic Psychology, 32, 581–592.

Mittal, B. (1988). Achieving higher seat belt usage: The role of habit in bridging the attitude-behavior gap. Journal of Applied Social Psychology, 18(12), 993-1016.

Neal, D. T., Wood, W., & Quinn, J. M. (2006). Habits – A repeat performance. Current Directions in Psychological Science, 15(4), 198-202.

Neto, I. L., Feitosa, Z. O., Cristo, F., Cantal, C. B., & Günther H. (2013). Uso de automóveis e qualidade de vida urbana: Desafios para a psicologia. Estudos de Psicologia (Natal), 18(4), 609-611.

Ouellete, J. A., & Wood, W. (1998). Habit and intention in everyday life: The multiple processes by which past behavior predicts future behavior. Psychological Bulletin, 124, 54-74.

Ronis, D. L., Yates, J. F., & Kirscht, J. P. (1989). Attitudes, decisions, and habits as determinants of repeated behavior. In A. R. Pratkanis, S. J. Breckler, & A. G. Greenwald (Eds.), Attitude structure and function (pp. 213-239). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.

Steg, L., & Vlek, C. (2009). Encouraging pro-environmental behaviour: An integrative review and research agenda. Journal of Environmental Psychology, 29, 309–317.

Verplanken, B. (2010). By force of habit. In A. Steptoe (Ed.), Handbook of behavioral medicine: Methods and applications (pp. 73-82). London: Springer.

Verplanken, B., & Aarts, H. (1999). Habit, attitude, and planned behaviour: Is habit an empty construct or an interesting case of goal-directed automaticity? European Review of Social Psychology, 10(1), 101-134.

Verplanken, B., Aarts, H., van Knippenberg, A., & Moonen, A. (1998). Habit versus planned behavior: A field experiment. British Journal of Social Psychology, 37, 111-128.

Verplanken, B., Myrbakk, V., & Rudi, E. (2005). The measurement of habit. In T. Betsch & S. Haberstroh (Eds.), The routines of decision making (pp. 231-247). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.

Verplanken, B., & Orbell, S. (2003). Reflections on past behavior: A self-report index of habit strength. Journal of Applied Social Psychology, 33(6), 1313-1330.

Verplaken, B., & Wood, W. (2006). Interventions to break and creat consumer habits. Journal of Public Police & Marketing, 25(1), 90-103.

Wittenbraker, J., Gibbs, B. L., & Kahle, L. R. (1983). Seat belt attitudes, habits, and behaviors: An adaptive amendment to the Fishbein model. Journal of Applied Social Psychology, 13, 406-421.

Wood, W., Quinn, J. M., & Kashy, D. (2002). Habits in everyday life:

Thought, emocion, and action. Journal of Personality and Social Psychology, 83, 1281-1297.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Cristo, F. de, & Günther, H. (2015). Hábito: Por que Devemos Estudá-lo e o que Podemos Fazer?. Psico, 46(2), 233–242. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17816

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)