Validade da Estrutura Fatorial de Uma Bateria de Avaliação de Altas Habilidades

Autores

  • Walquiria de Jesus Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ricardo Primi Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13636

Palavras-chave:

Superdotados. Inteligência. Criatividade. Avaliação psicológica. Testes psicológicos.

Resumo

O tema das altas habilidades/superdotação, no cenário da avaliação psicológica, tem se constituído um desafio, haja vista a sua multidimensionalidade. Nesse estudo buscou-se investigar a validade de construto da Bateria para Avaliação das Altas Habilidades. Participaram desta pesquisa 588 alunos do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, ambos os sexos, divididos em grupo controle (N = 470) e grupo critério (N = 118), com média de idade de 11,11 anos. O instrumento foi composto por quatro subtestes de inteligência (Raciocínio Verbal, Abstrato, Numérico e Lógico) e dois subtestes de criatividade (Completando Figuras e Criação de Metáforas). Obteve-se através da análise fatorial exploratória, três fatores explicando 70,72% da variância total, representando uma medida de criatividade verbal, uma medida de inteligência e uma última, de criatividade figural. No geral, foram observadas correlações baixas entre os fatores. Conclui-se que o instrumento apresentou validade de construto para avaliação dos construtos envolvidos no fenômeno.

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Biografia do Autor

Walquiria de Jesus Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre em Psicologia na PUC-Campinas com pesquisa na área de Instrumentos e Processos em Avaliação Psicológica. Atua na Docência. Desenvolve atividades com ênfase em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas.

Ricardo Primi, Universidade São Francisco

Docente do Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco.

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-37.

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Publicado

2014-06-16

Como Citar

Ribeiro, W. de J., de Cássia Nakano, T., & Primi, R. (2014). Validade da Estrutura Fatorial de Uma Bateria de Avaliação de Altas Habilidades. Psico, 45(1), 100–109. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13636

Edição

Seção

Artigos