Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas da Escala de Stress Infantil Adaptada para uma Amostra de Crianças Cegas

Alberto Filgueiras, J. Landeira-Fernandez, Ana Carolina Monnerat Fioravanti-Bastos, Pedro Paulo Pires dos Santos, Inês Mendonça, Beatriz Fontenele, Maria Poyares, Carlo Emmanoel Tolla de Oliveira, Eloísa Saboya, Carla Verônica Machado Marques

Resumo


Métodos e instrumentos específicos para a avaliação psicológica em crianças cegas são escassos. Contudo, é possível a adaptação de medidas psicológicas de indivíduos videntes para o contexto da cegueira. Com o objetivo de estudar um método confiável na mensuração do estresse nessa população, analisamos as propriedades psicométricas e a estrutura fatorial da Escala de Stress Infantil (ESI). O instrumento foi aplicado em 92 crianças cegas congênitas alunas do ensino fundamental do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. A análise fatorial exploratória revelou quatro fatores, conforme esperado, mostrando boa consistência interna das quatro diferentes dimensões da escala. A análise fatorial confirmatória detectou o modelo com um fator como o melhor, como já apontado pela literatura, o que demonstra que as quatro dimensões convergem para um constructo único: estresse. A confiabilidade da escala mostrou-se satisfatória apresentando alfa de Cronbach de 0,91. Esse estudo dá subsídios para a confiabilidade e para a estrutura unifatorial da ESI para medir o estresse em crianças cegas.

Palavras-chave


Escala; estresse; cegueira; psicometria.

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e-ISSN: 1980-8623

ISSN-L: 0103-5371

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