O Processo de Subjetivação Profissional Durante os Estágios Supervisionados em Psicologia

Viviane Silva Pires, Silvia Maria Cintra da Silva

Resumo


O estágio é entendido legalmente como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho
e destinado a preparar alunos em formação escolar para o trabalho produtivo. Esta pesquisa objetivou compreender
o processo de subjetivação profissional de graduandas de Psicologia de uma universidade pública de Minas Gerais
à luz de uma perspectiva crítica em psicologia escolar. Participaram três estudantes e suas respectivas supervisoras.
Como recurso para a construção dos dados foi utilizado a história oral, por meio de entrevistas não estruturadas.
Constatamos que o processo de formação do futuro psicólogo é constituído por determinações múltiplas que vão
além do âmbito acadêmico e indicam o rompimento da dicotomia entre a dimensão profissional e a dimensão
pessoal.

Palavras-chave


Formação Profissional; Estágio Supervisionado; Psicologia.

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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