O Cuidado em HIV/AIDS e a Atenção Primária em Saúde: Possibilidades de Integração da Assistência

Autores

  • Marilia Belfiore Palácio Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Marco Antônio de Castro Figueiredo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Lícia Barcelos de Souza Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Palavras-chave:

HIV/AIDS, estratégia saúde da família, integralidade, cuidado.

Resumo

Mudanças na vivência do adoecimento pela infecção do HIV desencadearam novas exigências de cuidados e necessidades, que podem ser contempladas pelo principio da integralidade, a partir do acesso à Estratégia Saúde de Família. O objetivo do estudo foi compreender como portadores HIV/AIDS manejam seu cuidado em saúde e suas perspectivas de integração do cuidado. Entrevistas abertas, realizadas com 05 usuários de uma unidade especializada no tratamento de doenças infecciosas, foram analisadas segundo procedimentos de Análise Temática de Conteúdo. A Categoria Temática Apropriação das Linhas de Cuidado, agrupou conteúdos sobre Necessidades de Comunicação; Acesso e Cuidado em Saúde, que referiram contradições emergentes na relação entre necessidades em saúde e a (des)integralidade do sistema de saúde, apontando concepções de um modelo fragmentado de cuidado e dificuldades no intercâmbio entre níveis de atenção. Assim, o projeto terapêutico deve considerar que necessidades de comunicação, acesso e cuidado também são permeadas pela subjetivação dos usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Belfiore Palácio, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Aluna de graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho onselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Marco Antônio de Castro Figueiredo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Psicólogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia de São Paulo. Professor titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Lícia Barcelos de Souza, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Psicóloga. Mestre em Ciências Médicas (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Doutora em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Downloads

Publicado

2012-09-13

Como Citar

Palácio, M. B., Figueiredo, M. A. de C., & de Souza, L. B. (2012). O Cuidado em HIV/AIDS e a Atenção Primária em Saúde: Possibilidades de Integração da Assistência. Psico, 43(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/9816

Edição

Seção

Artigos