Inventário de Obsessão-Compulsão: Análise da validade de um instrumento reduzido de prevalência temática dos sintomas do TOC

Jandilson Avelino da Silva, Deise Bernardo da Costa, Maria Luíza Tomaz Bezerra Vicente, Thyala Maria Alexandre Lourenço

Resumo


O transtorno obsessivo-compulsivo é um tipo de desordem de ansiedade caracterizado pela ruminação de pensamentos incontroláveis denominados obsessões e por ritos comportamentais repetitivos chamados compulsões. O presente estudo teve como objetivo a adaptação do Obsessive-Compulsive Inventory de Foa et al. para a língua portuguesa no contexto brasileiro. Foi utilizada uma amostra de 216 estudantes universitários voluntários (M = 27,16 anos e DP = 2,18) da cidade de João Pessoa-PB. A partir da realização de uma análise fatorial exploratória observou-se a adequação dos valores obtidos para um conjunto de medidas multifatorial. A análise realizada sugeriu ainda índices de precisão e consistência interna consideráveis.

Palavras-chave


distúrbios de ansiedade; transtorno obsessivo-compulsivo; validação estatística.

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.