Identificação de problemas de saúde mental associados à queixa escolar segundo o DAWBA

Lylla Cysne Frota D'Abreu, Edna Maria Marturano

Resumo


Queixa escolar é um dos principais motivos de encaminhamento de crianças à rede pública de saúde e clínicas-escola de psicologia. Estudos sugerem que no segmento de crianças encaminhadas com queixa escolar, a prevalência de problemas de saúde mental é maior que na população geral. Este trabalho teve como objetivo identificar transtornos psiquiátricos associados à queixa escolar segundo categorias do DSM-IV-TRTM, além da descrição da clientela. Participaram 103 crianças com queixa escolar, de seis a doze anos, inscritas em uma clínica-escola de psicologia. Foram feitas consultas aos prontuários e aplicação junto ao responsável da versão brasileira do Development
and Well-Being Assesment (DAWBA), entrevista de diagnóstico psiquiátrico na infância compatível com o
DSM-IV-TRTM. Foi encontrada alta prevalência de crianças com problemas de saúde mental, história prévia na área de saúde e uso de medicação psicotrópica. O trabalho oferece subsídios para a defesa de políticas públicas na área de saúde mental infantil.

Palavras-chave


DAWBA; queixa escolar; transtorno psiquiátrico; criança.

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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