Determinantes do Bem-Estar Subjetivo

Autores

  • Carla Woyciekoski UFRGS
  • Fernanda Stenert UFAM
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

Palavras-chave:

Bem-estar subjetivo, personalidade, eventos de vida, determinantes do bem-estar subjetivo.

Resumo

O bem-estar subjetivo (BES) refere-se à experiência individual e subjetiva da avaliação da vida como positiva, e inclui variáveis como satisfação com a vida e vivência de afeto positivo. Diversas pesquisas descrevem como principais determinantes do BES, traços de personalidade, suporte social, fatores econômicos e culturais, e eventos de vida. O presente estudo pretendeu verificar, por meio de uma revisão de literatura, realizada nos bancos de dados Web of Science e Scielo, quais os determinantes do bem-estar subjetivo que são mais citados e pesquisados. As pesquisas encontradas apontaram para a possibilidade de uma interação entre personalidade, eventos de vida e ambiente influenciando o bem-estar subjetivo, sendo indicada uma abordagem interacionista para uma melhor compreensão dos principais fatores que podem ocasionar um maior ou menor bem-estar subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Woyciekoski, UFRGS

Graduada em Psicologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1999), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006) e Doutoranda em Psicologia na UFRGS.

Fernanda Stenert, UFAM

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (2011) e Mestranda em Psicologia na universidade Federal de Manaus.

Claudio Simon Hutz, UFRGS

Graduado em Psicologia pela Universidade de Haifa (1973), mestre em Psicologia - University of Iowa (1979) e doutor em Psicologia - University of Iowa (1981). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2012-05-07

Como Citar

Woyciekoski, C., Stenert, F., & Hutz, C. S. (2012). Determinantes do Bem-Estar Subjetivo. Psico, 43(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/8263

Edição

Seção

Artigos