Tarefa N-Back Visual: construção de um instrumento de avaliação de memória de trabalho para crianças

Mariana Batista Lima, Mirella Liberatore Prando, Anelise Meurer Renner, Tatiana Carvalho DeNardi, Rochele Paz Fonseca, Rodrigo Grassi-Oliveira

Resumo


Prejuízos em tarefas que avaliem a WM têm sido observados em estudos com crianças acometidas por trans-
tornos psiquiátricos com características neurodesenvolvimentais. Objetivo: elaborar estímulos visuais para serem usados na tarefa N-Back para crianças de 6 a 12 anos. Método: serão apresentadas fotos selecionadas de animais. Realizou-se um estudo com 38 crianças. Resultados: observou-se que os animais dos estímulos do N-Back são facilmente reconhecidos pelas crianças. Conclusão: a partir deste estudo preliminar, a tarefa N-Back mostrou-se apta à utilização em larga escala. Os dados deverão receber medidas de padronização e norma-
tização.

Palavras-chave


N-Back; memória de trabalho; crianças.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.