Percepção e insatisfação corporal:um estudo em crianças brasileiras

Autores

  • Nádia Prazeres Pinheiro UMA
  • Manuel Jiménez Universidade de Málaga

Palavras-chave:

Percepção corporal, insatisfação corporal, meninos, meninas, Brasil

Resumo

Percepção corporal distorcida e insatisfação corporal são critérios diagnósticos de transtornos alimentares. Tais transtornos vêm aumentando sua prevalência e diminuindo sua idade de início, atingido crianças a partir de sete anos. Analisou-se a percepção e a insatisfação corporal em meninas e meninos da cidade de São Luis, Maranhão. Trezentos e quarenta e sete participantes (160 meninos e 187 meninas) de 8 a 12 anos foram pesados, medidos e completaram o questionário Children Body Image Scale, sobre percepção e insatisfação corporal infantil. Encontrou-se que 26,4% da amostra apresentam sobrepeso ou obesidade, que o nível de percepção corporal foi subestimado e que 64% estão insatisfeitos com seu corpo. Encontraram-se diferenças significativas em imagem desejada segundo o gênero; em discrepância perceptiva segundo IMC e idade; e em insatisfação corporal segundo IMC. Com a constatação de que distorção e insatisfação corporal estão presentes na infância, se percebe necessidade de instrumentos específicos e validados para essa idade no Brasil, bem como a investigação de sua gênese e manutenção para a criação de programas de tratamento e prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nádia Prazeres Pinheiro, UMA

Doutoranda em Investigación en Procesos Básicos y Intervención en Psicología de la Salud, Universidad de Málaga, Espanha.

Manuel Jiménez, Universidade de Málaga

Professor Doutor Titular do Departamento de Personalidad, Evaluación y Tratamiento, Universidad de Málaga.

Downloads

Publicado

2010-10-06

Como Citar

Pinheiro, N. P., & Jiménez, M. (2010). Percepção e insatisfação corporal:um estudo em crianças brasileiras. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7358