Perspectiva social sobre os discursos opressores da deficiência na universidade

Autores

  • Tânia Nunes Escola de Psicologia, Universidade do Minho
  • Rita Rodrigues Escola de Psicologia, Universidade do Minho
  • Diogo Lamela Escola de Psicologia, Universidade do Minho
  • Rui Nunes-Costa Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Palavras-chave:

deficiência, discursos opressores, universidade.

Resumo

Os discursos opressores dominam a identidade e os papéis das pessoas portadoras de deficiência na sociedade. Estas narrativas oprimem a plena integração das pessoas portadoras de deficiência, não promovendo a diversidade como um elemento de evolução e desenvolvimento sociais. As instituições universitárias, ao invés de serem um factor contribuir para a mudança dos discursos sociais, promovem e incentivam a visão biomédica da deficiência como défice biológico e o social, dificultando o acesso ao conhecimento desta minoria através de acções discriminatórias activas e passivas. O presente artigo teórico, sustentado em propostas conceptuais e dados empíricos, tem como finalidade apresentar uma perspectiva crítica sobre os pressupostos positivistas sobre a deficiência que, baseada na Teoria Social da Deficiência, desconstrói o discurso dominante e opressor que discrimina as pessoas portadoras de deficiência. No final do artigo, é apresentado um modelo de análise crítica sobre a deficiência em contexto universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Nunes, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Mestre em Psicologia Escolar e Educacional na Universidade do Minho. É investigadora em projectos sobre a aprendizagem e processos de auto-regulação em alunos do Ensino Superior.

Rita Rodrigues, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Universidade do Minho.

Diogo Lamela, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Assistente no departamento de Fundamentos Gerais da Educação da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Doutorando no programa doutoral em Psicologia Clínica da Universidade do Minho. É membro do Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade, Unidade de Crianças e Adolescentes. Membro da Unidade de Investigação e Intervenção Familiares, Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Rui Nunes-Costa, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. Membro da Unidade de Investigação e Intervenção Familiares, Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Downloads

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Nunes, T., Rodrigues, R., Lamela, D., & Nunes-Costa, R. (2011). Perspectiva social sobre os discursos opressores da deficiência na universidade. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/7024

Edição

Seção

Artigos