Clínica Complexa: A Experiência Clínica em um Residencial Terapêutico de Caráter Temporário

Loiva dos Santos Leite, Ivan Oliveira Pielke, Julia Anjos Furtado, Luiza Machado Piccoli, Larissa Gross Furini, Dafni de Melo, Luciana Bisio Mattos, Vera Lucia Martins de Moura

Resumo


A partir da mudança do paradigma de cuidado em saúde mental, proposto pela Reforma Psiquiátrica, outros modos de atenção começam a instituir-se no cotidiano dos serviços substitutivos. A centralidade do atendimento é colocada nas demandas dos usuários e, em virtude desse modelo, a clínica desenvolvida pelos profissionais de saúde mental sofre alterações para que possa dar conta da diversidade dos processos que se apresentam. Nesse contexto de mudanças, buscamos refletir sobre o cotidiano da clínica que se realiza num residencial terapêutico de caráter temporário. Para além de uma clínica ampliada, acreditamos que é uma clínica complexa, cujos arranjos terapêuticos que se propõe a operar estão em permanente movimento e transformação.

Palavras-chave


Clínica; cuidado; usuário; saúde mental.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.