Fidedignidade entre avaliadores no Teste de Apercepção Familiar (FAT)

Autores

  • Liza Fensterseifer
  • Blanca Susana Guevara Werlang
  • Gabriela Quadros de Lima
  • Mariana Esteves Paranhos

Palavras-chave:

Teste de Apercepção Familiar (FAT), Fidedignidade entre avaliadores. Estrutura e funcionamento familiar, Técnica projetiva.

Resumo

O Teste de Apercepção Familiar (FAT) é uma técnica projetiva que avalia o processo de funcionamento e a estrutura familiar, do ponto de vista de quem o responde. Constituído por 21 lâminas com cenas familiares, propõe-se ao sujeito que conte uma história para cada uma destas. O objetivo do presente estudo foi investigar a fidedignidade entre avaliadores, neste instrumento. Participaram 160 crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os instrumentos foram uma Ficha de Dados Sociodemográficos, o Teste Matrizes Progressivas de Raven e o FAT. As histórias contadas foram gravadas, transcritas e submetidas ao exame de três juízes. O grau de concordância, verificado através da estatística Kappa, foi satisfatório, sendo quase perfeito na maioria das categorias. Os três juízes concordaram em suas avaliações, demonstrando que o sistema de categorização das respostas é sólido, possibilitando a qualificação das propriedades psicométricas deste instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Fensterseifer, L., Werlang, B. S. G., Lima, G. Q. de, & Paranhos, M. E. (2010). Fidedignidade entre avaliadores no Teste de Apercepção Familiar (FAT). Psico, 40(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6595

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)