Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua

Autores

  • Dorian Mônica Arpini UFSM
  • Camila dos Santos Gonçalves UFSM/UNIFRA

Palavras-chave:

adolescentes, violência, drogas.

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo acerca da violência do ponto de vista de adolescentes em situação de rua. A pesquisa foi delineada por uma abordagem qualitativa e utilizou como técnicas de coleta de dados entrevistas não diretivas e grupos focais. Os participantes foram adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 12 e 18 anos. Os dados foram analisados através da analise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os adolescentes atribuiram uma forte vinculação entre a presença de drogas e álcool nos eventos violentos. Além disso, o álcool e as drogas foram apontados como o maior fator gerador de conflitos na família, sendo responsável por grande parte da violência nas relações intrafamiliares. Identifica-se a vulnerabilidade desse grupo social em relação ao uso de drogas e álcool e aos eventos violentos, principalmente no âmbito familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorian Mônica Arpini, UFSM

Psicóloga, Profa Associada do Departamento de Psicologia da UFSM. Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP

Camila dos Santos Gonçalves, UFSM/UNIFRA

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Downloads

Publicado

2012-02-28

Como Citar

Arpini, D. M., & Gonçalves, C. dos S. (2012). Drogas e álcool na relação com a violência: o olhar de adolescentes em situação de rua. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/6443

Edição

Seção

Artigos