Efeito priming entre figuras de partes do corpo

Felipe Santos de Oliveira, Rachel Silva Machado, Carlos Alberto Ismério dos Santos Filho, Thaís Pinto da Cunha Santos, Antônio Pereira Júnior, Allan Pablo Lameira, Elton Hiroshi Matsushima, Luiz G. Gawryszewski

Resumo


Um estímulo visual (letra, palavra ou objeto) pode ter um efeito duradouro sobre o processamento de estímulos subsequentes. Neste trabalho, investigamos o efeito priming de figuras de mãos humanas (esquerda/direita, vista palmar/dorsal) sobre o Tempo de Reação Manual (TRM) em uma tarefa usando as mesmas figuras como estímulo alvo. Os pares de figuras podiam ser iguais ou não, de acordo com parâmetros como lateralidade ou vista. Três experimentos foram realizados (lateralidade, vista e cor). Neles, a figura de uma mão não-informativa era apresentada por 200 ms no centro de uma tela de computador. Após 1000ms, uma segunda mão era apresentada no mesmo local até a resposta, a qual consistia em pressionar o interruptor esquerdo ou o direito dependendo da lateralidade (Exp. I), da vista (Exp. II) ou da cor (Exp. III) do estímulo alvo. Os resultados mostraram que a apresentação prévia da figura de uma mão influencia o TRM ao segundo estímulo apenas quando a seleção da resposta é baseada em uma característica corporal (lateralidade ou vista).

Palavras-chave


Priming perceptivo, priming conceitual, reconhecimento de partes do corpo, tempo de reação manual; lateralidade.

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.