Os métodos de investigação na pesquisa junto a cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer

Autores

  • Clarissa Marceli Trentini UFRGS
  • Marcia Toralles Avila Gonçalves UFRGS

Palavras-chave:

Métodos de Pesquisa, Cuidadores de Idosos, Doença de Alzheimer

Resumo

O objetivo deste levantamento bibliográfico foi averiguar os métodos de investigação na pesquisa junto aos cuidadores de idosos com a Doença de Alzheimer (DA). Este estudo de revisão abordou pesquisas publicadas entre os anos de 2004 e 2009, por intermédio de buscas sistemáticas efetuadas em bancos de dados eletrônicos, tais como LILACS, MEDLINE, PSYCINFO e SCIELO. Foram localizadas 28.959 publicações relacionadas a cuidadores: MEDLINE (21.308), PSYCINFO (6.723), LILACS (739) e SCIELO (189). O refinamento das buscas possibilitou a localização de pesquisas específicas sobre cuidadores de idosos com DA e demonstrou que os métodos empíricos e quantitativos de pesquisa estão presentes na maioria dos estudos. Investigações que proponham métodos qualitativos e/ou a integração de métodos quantitativos e qualitativos são sugeridas, visto que os resultados indicaram que a opção pelo método de análise qualitativo foi escassa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Marceli Trentini, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), especialização em Psicologia Clínica: ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor adjunto nível II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade. Foi Editora Associada da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica, área Avaliação Psicológica no período de 2006 a 2009. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, adaptação e normatização de instrumentos, qualidade de vida, habilidades cognitivas, idosos e avaliação psicológica e neuropsicológica.

Marcia Toralles Avila Gonçalves, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Especialização em Psicologia Clínica, com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente está finalizando o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolveu dissertação envolvendo Cuidadores de Idosos com Alzheimer. Possui experiência na área de Psicologia Clínica e Organizacional, com ênfase em Avaliação Psicológica.

Downloads

Publicado

2009-11-20

Como Citar

Trentini, C. M., & Gonçalves, M. T. A. (2009). Os métodos de investigação na pesquisa junto a cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer. Psico, 40(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/5506

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)